sábado, 8 de março de 2008

LÍDIA A MULHER TATUADA E OS SEUS ACTORES TATUADOS

Em 1973, no 1º Acto Clube de Teatro em Algés formou-se um grupo de teatro muito, muito especial e particularmente delirante chamado “LÍDIA A MULHER TATUADA E OS SEUS ACTORES AMESTRADOS”.

Os fundadores eram o Carlos Manuel Rodrigues, o Carlos Cabral, a Maria de S. José lapa, a Clara Joana, este que se assina, José Fanha, e o Luís Fernando Machado. faziam parte do grupo autores, actores, alguns que nem por isso, namoradas várias, amigos fixes e diversos ocasionais.

Ainda em 73 fizemos um memorável espectáculo intitulado “Aventuras de Zé Pateta o bom cidadão nos entrefolhos do Treme-Treme”.

O Grupo sofreu as crises que sofrem todos os grupos. Saíram uns, entraram outros. Entre os que entraram estava o Vítor Valente que mais tarde viria a fundar o Realejo no Porto.

O segundo e último espectáculo julgo que se estreou antes do 25 de Abril de 74 e foi apresentado nos primeiros meses da festa inquieta e maravilhosa que se lhe seguiu. Chamava-se: “Zé do Telhado – 150 anos de amor e aventuras”.

A “Lídia” foi talvez uma experiência única no teatro português. O caos era total e, apesar disso ou talvez por causa disso, fazia-se um teatro profundamente inquieto e vivo.

As influências vinham de tudo e de todos, desde a revista até ao Grand Guignol, de Jarry ao “Bread and Puppet”, dos Marx Brothers ao “Living Theatre” ao teatro mexicano de guerrilha. Tudo o que calhava. Rasgavam-se todas as composturas e convenções e a festa era garantida. Quem o fazia divertia-se à bruta. Quem o via, diz-se, divertia-se ainda mais.

Ficam aqui duas fotografias do Verão de 74.

1 comentário:

joana disse...

Boa tarde!
Sou aluna de doutoramento em história, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desenvolvendo uma tese acerca do teatro no Porto entre 1910-1974, e cruzei-me com este espetáculo na programação portuense. Estou bastante interessada na leitura deste texto, poderá dizer-me onde o posso encontrar? Após as pesquisas habituais (Porbase, Torre do Tombo, etc.) não consegui algum resultado! Desde já muito agradecida, Joana Moreira