quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LIVROS DA NOSSA VIDA



Levou uns anos a ver a luz do dia este livro agora publicado pela Câmara Municipal de Sintra sob o patrocínio do meu amigo Fernando Seara.

Aqui se reunem 100 testemunhos que recolhi de personagens públicas, gente da música ao teatro, do cinema ao futebol, da literatura à política. Pedi a cada um deles para falar de um livro, um apenas, que os tenha apaixonado e cuja leitura quisessem aconselhar.

O objectivo é fazer com que aqueles que admiram uma ou utra destas personalidades, ao ver o seu testemunho digam para si: “Se ele gostou tanto deste livro, eu também o quero ler!”

Em Portugal lê-se pouco. Muito pouco segundo os padrões europeus. E, no entanto, para muitos de nós, alguns até insuspeitos, ler é natural, faz parte do dia-a-dia da nossa vida, torna-a mais rica e mais densa e dá-lhe mais sentido.

Foi isso que eu quis mostrar com esta recolha que pretende ser um pequeno empurrão amável, uma voz calorosa que, entre muitas outras, nos diga: "Vá lá, lê mais um bocadinho! Experimenta este livro! Lê aqueloutro ao teu filho! vais ver como a leitura te ajudará a fazer do teu quotidiano um local muito mais agradável para viver."

2 comentários:

Isabel Preto disse...

Que essa ideia traga os seus frutos, pois ler é ter asas, é saber ver com outros olhos...é uma das mais belas viagens que podemos fazer.

Vera disse...

Vou tentar comprar esse livro :-)...mais um para a minha sempre extensa lista dos "a comprar".
Obrigada :-)