quinta-feira, 5 de abril de 2012

POESIA À MESA 2012 EM S. JOÃO DA MADEIRA

Há dez anos que o Município de S. João da Madeira comemora não o dia mas a semana da poesia. E da "Poesia à Mesa". Trata-se de uma iniciativa que já ganhou raízes na capital dos chapéus e do calçado. A poesia espalha-se por toda a parte, restaurantes, em primeiro lugar, escolas, biblioteca, até desaguar na rua numa peregrinação poética que este ano envolveu centenas de pessoas, além de inúmeros grupos culturais sanjoanenses como os "Ecos Urbanos", "Teia dos sentidos" Universidade Sénior, Universidade Aberta, Esc. Serafim Leite, etc.


Com Ângela Costa de Almeida, Ricardo Carriço, José Fanha, Flor Yaleo e Filomena Tavares.
A Poesia à Mesa é um acontecimento único no país. Pela persistência, pelo empenho da autarquia, pela adesão da população.Pela criatividade que deu origem aos aventais da poesia vestidos pelos empregados dos restaurantes da cidade e pelos toalhetes como rosto de poeta e excertos de poemas que são usados nas mesas desses mesmos restaurantes.





Aqui em baixo, no final da peregrinação poética com o grupo Ecos Urbanos que fizeram uma performance notável, mais o Ricardo Carriço e o valter hugo mãe.



Durante a semana participaram ainda o grupo "Arte Pública" de Beja com o espectáculo “Camões é um Poeta RAP”,"A Comuna" com Carlos Paulo num espectáculo sobre Camões e valter hugo mãe, um dos seis poetas destacados este ano: Camões, Pedro Tamen, Matilde Rosa Araújo, Ivette Centeno, Malangatana e, justamente, valter hugo mãe. br />
A fechar, na última noite, o espectáculo com Simone de Oliveira, o pianista Nuno Feist e este que se assina.

1 comentário:

Filoxera disse...

Fabulosa, esta semana da poesia.
Iniciativa que merece larga divulgação.
Beijos.