terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM A DUDA GUENNES

DIA 2 DE MARÇO, 18H00, NA SPA



Na minha vida tenho tido a sorte e o atrevimento necessário para me cruzar e tornar amigo de pessoas pelas quais nutro grande admiração e simpatia, pessoas de quem me tornei parceiro de causas diversas, de letras, de palcos, de sonhos, sei lá.

Cruzei-me muito com gente dos jornais, da literatura, do teatro e do cinema, da noite e da boémia lisboeta.

Um deles foi o Duda Guennes. Amigo companheiro de escritas, de rebeldias e de ideais. Brasileiro a estabelecer a ponte entre a liberdade de cá e de lá. Jornalista de "A BOLA" onde publicava há cerca de 30 anos a coluna "MEU BRASIL BRASILEIRO".

Era ainda do tempo em que a imprensa desportiva tinha uma qualidade invejável. Sobretudo "A BOLA" por onde andavam o Pinhão, o Víctor Santos, o Homero Serpa... Gente de alto coturno que levava a profissão muito a sério.

Tenho saudade das conversas escaganifobéticas, desarrumadas, deliciosas, que tinha com o Duda quando calhava encontrá-lo.

E lembro as notícias notáveis que nos trazia do Brasil a propósito do futebol.

Aqui vai uma:

"Um dirigente do Botafogo censurava o jogador chamando-o de boémio por suas constantes incursões nas noites cariocas. Garrincha negava mas o dirigente insistia na acusação:
- Você já foi visto várias vezes em boates e quem frequente boates é boémio.
- Por isso, não - defendia-se o Mané Garrincha - O senhor também já foi visto várias vezes em velório e não é defunto."

O Duda foi-se embora em Setembro passado e os que têm saudades dele vão lembrá-lo e homenageá-lo e relembrar alguns dos seus textos no próximo dia 2, às 18h00 na SPA.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A NOTÍCIA DA POESIA


“A poesia também são notícias que você dá às pessoas de pequenos factos. Não é: destruíram as torres gémeas, não é grandes notícias, não. A notícia da poesia é essa: fui assaltado por um jasmineiro no jardim da casa da Cláudia.”

Ferreira Gullar, O Público. 19.09.2010

E acrescento eu que se não for a poesia, o boca a boca, o beijo a beijo, quem pode dar-nos notícias, hoje que jornais e televisões estão tão perdidos em negócios de nos obscurecer o coração?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ZECA - UTOPIA

Cá estamos, longe da Utopia mas perto das tuas palavras, Zeca.
A sonhar.
Cheios de saudade. Mas teimosos. Como tu eras.
A falar sempre e sempre da Utopia.

A utopia, Zeca

Cidade
Sem muros nem ameias
Gente igual por dentro
Gente igual por fora
Onde a folha da palma
afaga a cantaria
Cidade do homem
Não do lobo, mas irmão
Capital da alegria

Braço que dormes
nos braços do rio
Toma o fruto da terra
É teu a ti o deves
lança o teu desafio

Homem que olhas nos olhos
que não negas
o sorriso, a palavra forte e justa
Homem para quem
o nada disto custa
Será que existe
lá para os lados do oriente
Este rio, este rumo, esta gaivota
Que outro fumo deverei seguir
na minha rota?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EB1/JI MIRATEJO



A visita a uma escola está normalmente repleta de surpresas. Aqui um palco muito decorado com uma grande caricatura ao meio e uma representação teatral sobre as histórias dos já famosos e terríveis pássaros Bisnaus, neste caso "O DIA EM QUE O MAR DESAPARECEU"



Ver um escritor ao vivo e conversar com ele sobre os seus livros, a sua profissão, a sua vida, os seus filhos, é muitas vezes um incentivo importante à leitura.



Ser professor é duro nas muitas voltas que o nosso ensino tem levado bem como as alterações aceleradas que a nossa sociedade sofrido.

Os professores cometem erros. Ah! Pois! Têm por vezes práticas questionáveis. Nada para estranhar. Mas também é verdade que eles cumprem um papel fundamental na instrução e na educação dos nossos meninos. Alguns bastantes são muitos bons na sua profissão, outros não tanto assim, alguns escolheram a profissão errada. Mas todos, todos eles precisam de sentir apoio, amizade e respeito.

Gosto deles. Todos. Ou quase. Somos parceiros na mesma aventura. bem hajam.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CARNAVAL NA EB1/JI da ERICEIRA

Talvez eu pudesse dizer que a leitura nos permite inventar um Carnaval durante o ano inteiro. E se calhar é verdade. A festa de ler permite-nos sonharmo-nos piratas e princesas, bruxas e fadas e tudo, tudo o mais. Até nos permite saber melhor quem somos.



E que palavras se podem pôr em imagens como esta?



Até as bruxas lêem. Senão, onde iriam encontrar a receita dos feitiços?



Um caranguejo de quem fiquei amigo logo à primeira vista.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A ESCRITA COMO ATREVIMENTO

"Ali a realidade não sabia o que fazer e andava à solta, à caça de autores que se atrevessem a contá-la."

Tomás Eloy Martinez, “O Cantor de tangos”


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

EB23 Dra. MARIA ALICE GOUVEIA - COIMBRA

Continuo hoje esta viagem pela passagem por Coimbra. Agora as recordações da EB23 Dra. Maria Alice Gouveia. Recordações calorosas com a apresentação de vários trabalhos de fantoches doa alunos a partir de histórias minhas.

Como é natural fico muito feliz por contribuir com histórias e poesia para o interesse dos meninos pela leitura e pela escrita.



Num momento da fantástica história "A MULHER ESQUELETO", conto tradicional esquimó que um dia ouvi ao extraordinário contador Tim Bowley em Beja.



Histórias, poemas, palavras que nos levam à emoção e ao incentivo à leitura.



Uma apresentação de fantoches sobre "A NAMORADA JAPONESA DO MEU AVÔ" que tem sido uma história muito bem recebida e por vezes com bastante emoção pelos meninos das escolas onde passo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PORQUE TE ZANGAS?



“Porque te zangas? – disse Kerbalai agarrando a barriga com ambas as mãos.

- Tu és Pope (sacerdote ortodoxo), eu sou muçulmano, tu dizes: tenho fome. Eu dou-te de comer… Só o rico é que distingue qual Deus é meu e qual Deus é teu, mas para o pobre é igual.”

Antón Tchekhov, “O Duelo”

domingo, 12 de fevereiro de 2012

QUINTA DAS FLORES - COIMBRA

Há escolas onde se sofre em parte porque o projecto de crescimento e aprendizagem azedou numa multiplicação de funções mal estruturadas, naufragou num mar de burocracia, enviesou-se numa cegueira pedagógica de onde foi afastada a paixão de aprender e ensinar.

Há escolas onde os problemas se multiplicam. Outros onde se descomplicam.

Aconteceu-me visitar recentemente duas escolas em polos quase opostos do espectro social. A EB1 nº 50 da Zona J em Chelas, Lisboa, e a EB1 da Quinta das Flores em Coimbra. As fotos são desta última.

A semelhança é que em ambas encontrei professores apaixonados pelo seu trabalho e alunos desejosos de entender o mundo e, comigo, em especial, o mundo da escrita e da leitura.

As perguntas escritas num quadro para que não sejam esquecidas:



As perguntas são preparadas mas acabam por se multiplicar e só muito dificilmente podem ser todas respondidas:



As respostas:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O SILÊNCIO DOS BONS

Não sou apaixonado pelo estendal de protestos sobre a forma de mail. Parecem-me muitas vezes uma forma menor de protesto. Uma forma de descarregar raivas e invejas por mais bem intencionadas que sejam.

Recebo muitas coisas dessas e sei que uma percentagem dessas mensagens contêm muitas incorreções, inverdades, insinuações oblíquas, quando não acusações torpes.

Outras contêm verdadeiros gritos de pura indignação que não encontram outro caminho senão esta forma de exercício da liberdade. (Estava tentado a dizer da Santa Liberdade mas ainda acabo acusado de estar completamente fora de moda...)

Estes dados no mínimo curiosos chegaram-me do meu amigo António Vicente, cidadão a tempo inteiro e ser humano de excepcional qualidade.

Presidente dos EUA recebe por ano $400.000,00 (291.290,417 Euros);

O Presidente da TAP recebeu, em 2009, 624.422,21 Euros;

O Vice-Presidente dos EUA recebe por ano $ 208.000,00 (151.471,017 Euros);

Um Vogal do Conselho de Administração da TAP recebeu 483.568,00 Euros;

O Presidente da TAP ganha por mês 55,7 anos de salário médio de cada português.


E como comentário uma citação de um daqueles que é um dos santos da minha vida: Martin Luther King.



"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos ou dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons."

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ÂMBITO CULTURAL NO EL CORTE INGLÉS DE LISBOA



São inúmeras, muito respeitáveis e frequentes as actividades culturais promovidas pelo El Corte Inglés.

Entre essas actividades contam-se vários cursos de História da Música, Cinema, Ideias Religiosas, História de Portugal... E Poesia.

Quem os frequenta não paga nada. As inscrições chegam às 800 pessoas.



Trata-se não de cursos de carácter académico mas de cultura geral. Abrem-se portas para que cada um as transponha e use os conhecimentos adquiridos da forma a completar a sua formação.

Um curso de poesia?, perguntarão. Não se trata bem de um curso mas de uma visita à poesia portuguesa através do texto e da voz. Um espaço amável onde o poema e os afectos se cruzam à margem do bulício da cidade.



O El Corte Inglés praticamente não faz publicidade destes cursos. Mas o público que os conhece acorre em grande quantidade. A responsável é uma bela senhora, a Susana Santos,apaixonada pela poesia e excelente anfitriã.

O trabalho dela e da sua equipa são um exemplo raro para aquelas algumas-muitas empresas e empresários portugueses para quem a cultura ainda é com frequência uma inutilidade descartável.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE



Anda aí um concurso. Ideia minha em colaboração com o IAC.

Decorre entre 1 de fevereiro e 31 de maio.

O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem os Ensinos Básico, Secundário e Profissional, no ano letivo de 2011/2012. O projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2.º da Convenção Sobre os Direitos da Criança, apelando à criatividade das crianças e dos jovens.

São vários os objetivos que norteiam este concurso, como, por exemplo: Exprimir valores relativos à multiculturalidade e ao direito à diferença; Desenvolver a capacidade de interligação da imagem e da palavra; Adquirir técnicas básicas de construção de um guião para uma história contada por imagens.

Pretende-se que os grupos de alunos constituídos para o concurso desenvolvam projetos criativos com recurso ao telemóvel (fotografia e/ou filme), ilustrando a temática “Direito à Diferença - Eu Mais Tu”, partindo das seguintes orientações:

- 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Contar uma história através de 6 imagens, fotografias tiradas com telemóvel, unidas por um texto narrativo ou poético complementar.
Não se procura que o texto explique as imagens ou que as imagens ilustrem o texto, mas que se complementem e se iluminem.

- Ensino Secundário: Construir um percurso visual através de um pequeno filme acompanhado por palavras que o iluminem e tornem o seu sentido mais vasto e diverso, a partir de um guião previamente construído.

Para efeitos de uma melhor operacionalização da candidatura são definidos os seguintes escalões:

Escalão A - alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico;
Escalão B - alunos do 2.º do Ensino Básico;
Escalão C - alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico;
Escalão D - alunos do Ensino Secundário e Profissional.

Do regulamento constam todas as condições de apresentação das candidaturas.

Para consulta do regulamento e mais informações, aceder ao sítio do Instituto de Apoio à Criança - IAC.