sábado, 31 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 13


Não é preciso dizer muito de Leonard Cohen pois desde os anos 60 continua a ser admirado por sucessivas gerações de admiradores.

Seria impensável no início adivinhar o seu sucesso. A voz forte mas pouco versátil. Os temas musicais agradáveis e envolventes mas muito frequentemente monótonos. As letras são belíssimos poemas. mas não será com isso que se faz uma vedeta. No entanto, a verdade é que se fez uma vedeta.

canadiano, judeu, budista, poeta de grande qualidade, Cohen foi um dos momentos mais comoventes da banda sonora da minha juventude e continua a ser de toda a minha vida


LEONARD COHEN & JUDY COLLINS - "SUZANNE"

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 12

Nascido nos EUA é na Europa que começa a obter o imenso sucesso que depois se estendeu ao seu país de origem.

Guitarrista, cantor e compositor norte-americano. frequentemente citado por críticos e outros músicos como o melhor guitarrista da história do rock.

A sensualidade e violência da suas performances em público, ficaram famosas.

Hendrix foi o ícone dos Festivais de Monterrey, Woodstock, Ilha de Wight e o grande símbolo daquela parte dos jovens de então que se entregaram à droga, especialmente ao LSD, e se deixaram queimar na flor da juventude. Morreu com 28 anos.

JIMI HENDRIX - "HEY JOE"

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 11

Melanie Safka começou a cantar num tom entre a pop e o gospel em bares de Greenwich Village quando era estudante de teatro. Em 67 gravou o seu primeiro disco. Em Woodstock fou uma surpresa, tornando-se depois extremamente popular nos EUA e na Europa.

Tenho saudades deste tempo em que havia uma viola, uma melodia, um poema, uma voz e uma grande urgência de falar.

MELANIE SAFKA . LOOK WHAT THEI'VE DONE TO MY SONG

domingo, 25 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 10


Os Troggs, grupo britânico dos anos 60, tocavam um rock duro e electrizante e há quem neles reconheça as origens remotas do garage rock e do punk rock. A música deles era o lado da revolta pura e dura de finais dos anos 60.

A canção, que tem tido vida longa, teve múltiplas utilizações em cinema e televisão. Destaco um filme que me divertiu particularmente, "Something Wild", 1986, filme dirigido por Jonathan Demme com Melanie Griffith, Jeff Daniels e Ray Liotta

THE TROGGS - WILD THING

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 9


Há canções como esta belíssima balada que atravessou décadas e continua a ter uma juventude intocável e a cheirar ao melhor que a humanidade pode dizer de si própria: a amizade e a fraternidade.

Escrita por Carole King e incluída no seu álbum histórico "Tapestry" foi divulgada por James Taylor e ainda hoje os dois se junta para a cantar em público

CAROLE KING & JAMES TAYLOR - YOU'VE GOT A FRIEND


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 8


Os Credence Clearwater Revival duram de 68 a 72 E deixam-nos uma fantástica quantidade de magníficas canções das quais, apesar da suas origens folk, várias delas têm sido divulgadas por músicos e cantores da Soul Music.

Proud mary, I put a spell on you, Suzy Q, bad Monn rising, Down on the corner, Long as I can see the light, tantas.

Desbri-os melhor pasados anos do que na época e quero crer que são dos grupos mais influentes na música pop/rock de sempre.


CREDENCE CLEARWATER REVIVAL

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 7

Influnciado por Woody Guthrie ou Pete Seeger, a obra de Bob Dylan nasce no âmbito da música folk americana

Dylan transformou-se num dos maiores ícones da minha geração. Representou um marcado espírito de rebeldia e de itinerância. esteve ligado a muitos movimentos cívicos as suas canções foram hinos que atravessaram os EUA e o mundo.

Muitos foram os cantores e grupos que divulgaram e continuam a divulgar as suas canções. Muitos são os que seguiram o modelo do cantor individualista que vai de terra em terra com a sua viola, as suas canções, os seus poemas, a sua rebeldia. Donovan em Inglaterra surge como uma variante inglesa de Dylan para depois seguir o seu caminho próprio. Em Portugal podíamos reconhecer vários traços dessa mesma influência no início da obra de Jorge Palma.

"Blowin in the wind" é um belíssimo poema cantado carregado de revolta e de poesia que ainda hoje ou de novo hoje faz todo o sentido.


BOB DYLAN - BLOWIN IN THE WIND

sábado, 17 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 6


Fetival de Woodstock, o lugar mágico, mítico, onde todos os meus companheiros de juventude sonhara estar. Vivíamos num país cinzento, estúpido, sujo Queríamos voar como a juventude dos outros países.

E não me venham dizer que as consequências deste famoso Verão do Amor foram por vezes negras. Foram. Mas o tempo de sonhar, o tempo de acreditar que o mundo ia mudar, o tempo de voar, esse, por mais que os rapazes um pouco mais novos se fiquem a criticar como quem rói uma noz azeda, esste tempo ninguém nos tira.

Consequências negras estamos agora a ver as que resultam do "maravilhoso" dos gestores que apregoam os encantos da sociedade deo mercado e da desinformação.

Deixem-me continuar a cantar que é preciso encontrar SOMEBODY TO LOVE.


JEFFERSON AIRPLANE - SOMEBODY TO LOVE


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 5




Não se pode fazer uma história da música pop dos anos 60 sem falar desta canção. Êxito arrebatador poor volta de 67, continua a ser um marco fundamental O grupo, considerado um dos mais impotantes do rock progressivo, teve mais alguns sucessos como Homburg ou Conquistador mas foi com esta notável canção que ficou conhecido até hoje.

Era bom namorar ao som de Whiter Shade of Pale E estávamos no tempo do Make love not War.

PROCOL HARUM A WHITER SHADE OF PALE

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 4

A Joan Baez foi e uma voz fundamental dos anos 60.

Mulher de convicções fortes, activista política até hoje, a sua voz extraordinária e a sua viola atravessaram os EUA cantando as canções de Bob Dylan, de Pede Seeger, a música folk e tradicional americana, mexicana, chilena.na, argentina.
Tem agora 72 anos. Actuou há 3 anos na Casa da Música no Porto e no Coliseu de Lisboa.

Ouço sempre com especial emoção muitas das suas interpretações que continuam a fazer parte da Banda Sonora da minha vida.

JOAN BAEZ WE SHALL OVER COME

domingo, 11 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 3


Banda britânica de R&B que durou do início dos anos 60 até meados dos anos 70 e que teve diversas formações.

Gravaram várias canções do grande Bob Dylan, entre elas esta excelente "Mighty Queen"


MANFRED MANN, MIGHTY QUEEN

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 2


Os TURTLES foram uma banda da California de rock folk. daquelas bandas que deixam uma canção e desaparecem

Na música é assim. Há aqueles que tudo o que fazem é fantástico, os Beatles, por exemplo. Outros que deixam uma canção que atravessa os anos e se mantém fresca e feliz.

Esta canção é de 67 e representa bem o espírito da época. A busca da felicidade e do colectivo.

Que bom que é, não foi?


THE TURTLES, SO HAPPY TOGETHER

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 1


Para bem ou para mal, otempo da nossa juvntude vai-nos agarrado á pele pela vida fora. E podemos dizer que cada um tem uma banda sonora desses mesmos anos de juventude

Eu tinha 10 anos em 1961. Cresci, fui jovem, plenamente jovem, nos anos 60 e início dos anos 70. Guardo ainda comigo a memória dessa banda sonora quase interminável de grandes canções e de uma imensa lista de cantores, grupos e músicos. Não haveria uma capacidade de produção muito elaborada mas havia o prazer de fazer uma melodia e cantá-la com uma viola e uma voz, ou pouco mais que isso.

Em torno da música vivia-se uma festa que falava de coisas boas e bonitas, paz, amor, liberdade.

Sabemos que esta festa por vezes azedou. Mas é bom recordar as canções que ainda hoje se podem ouvir e que ainda hoje podem servir de exemplo para quem queira fazer da canção um meio para juntar gente e soletrar as palavras mais belas que soubermos dizer.

Se essas canções são ainda hoje magníficos golpes de asa, as imagens dos seus cantores estão muitas vezes agarradas a um gosto de época que nos pode fazer sorrir se compararmos com o que se faz hoje.

É bom sorrir em Agosto. Por isso vou aqui fazer uma viagem às canções da minha juventude começando com uma canção que ainda hoje me enternece e faz mexer qualquer coisinha no peito, por um grupo inglês que, entre 64 e 68 quase chegou a atingir a fama dos Beatles

HERMAN'S HERMITS -THERE'SE A KIND OF HUSH

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ANABELA DIAS: UMA BELA ILUSTRADORA




Volto hoje aos ilustradores. Gosto de divulgar o seu trabalho. Porque muitas vezes passam despercebidos. Merecem ser referidos, apontados, sublinhados, porque é por vezes muito bela a sua arte, mas passa frequentemente despercebida. Contribuem para a beleza de um livro e, frequentemente, quanto melhor é o seu trabalho, mais discreto na elegância com que fazem sobressair o texto e se apagam perante esse texto.

Há dias, no PORTO DE CONTOS, conheci a Anabela Dias. Uma pessoa muito simpática e uma ilustradora cujo trabalho merece ser visto com atenção.

Ora vejam lá.