terça-feira, 8 de junho de 2010
EB 123 do BOM SUCESSO, ALVERCA
Há escolas onde os problemas são muitos. Problemas que, em geral, vêm de fora das escolas. Nascem em situações de pobreza e desestruturação social e familiar. E nem sempre essas escolas dispõem de meios para fazerem frente aos graves problemas com que se deparam.
Vive-se muitas vezes e dramaticamente a falência do papel educativo das famílias. Algumas escolas vêem-se limitadas devido ao excesso de burocracia, ao delírio avaliativo, à obsessão com o cumprimento estrito e limitativo dos programas. Essas escolas têm muita dificuldade em implementar as estratégias que permitam trabalhar a educação dos jovens que vai da postura física ao inter-relacionamento, passando em primeiríssimo lugar pela linguagem e pela palavra.
Outras escolas, como esta, encontram na promoção do livro e da leitura uma forma fundamental para abrir outros caminhos aos jovens. Caminhos de educação, de reflexão, de magia, de leitura. A Biblioteca dirigida pela Professora Conceição Gregório é um lugar de afectos e crescimento equlibrado onde eu me senti como se estivesse em casa.
É em escolas como esta que um escritor cai que nem ginja em cima do bolo.
Sem comentários:
Enviar um comentário