O meu amigo Fernando Sousa enviou-me este vídeo explicando:
"Aconteceu no mês passado e foi um momento inesquecível.
Riccardo Muti acabara de reger o célebre coro dos escravos, Va pensiero, do terceiro acto de Nabucco, e o público do Teatro da Ópera de Roma, aplaudia incessantemente e bradava bis! (Cabe lembrar que, para além de sua intrínseca beleza, que é inexcedível, o VA PENSIERO foi também uma espécie de hino informal dos patriotas do Risorgimento e daí o enorme apelo emocional que preservou entre os italianos.)
Que faz, então, Ricardo Mutti? Volta-se para a plateia e, depois de recordar o significado patriótico do Va pensiero, pede ao público presente que o cante agora, com a orquestra e o coro do teatro, como manifestação de protesto patriótico contra a ameaça de morte contida nos planeados cortes do orçamento da Cultura."
Parece-me um bom exemplo para este nosso 25 de Abril num tempo tão deslavado e tão longe do grande pensamento. Um tempo em que muitos portugueses vão desgraçadamente ter de pagar as dívidas de alguns poucos.
Meu querido José Fanha, que saudades de falar consigo.
ResponderEliminarDeixe-me agradecer-lhe por este video que aqui colocou. Garanto-lhe que o vi de lágrimas nos olhos. Felizmente. Há dias em que o entorpecimento em que nos obrigam a embarcar nestes tempos tão miseráveis quase nos limita a capacidade de sentir. E depois descobrimos que coisas como esta, ainda nos apertam a garganta e nos fazem pensar que tudo é possível.
Obrigada e até um dia destes.