sábado, 26 de maio de 2012

VIAGENS POR ESCOLAS E BIBLIOTECAS


Nas viagens que vou fazendo por escolas e bibliotecas do país vou ficando cada vez mais com admiração pelo trabalho das bibliotecárias e bibliotecários, quer das Bibliotecas Municipais quer das Escolares.

Trabalho tantas vezes esforçado, insistente e teimoso, tantas vezes também tão feliz, alegre, explosivo.

Nas últimas semanas estive com a Sónia em Pombal, a Cristina Taquelim em Beja, a Marlene em Odemira, a Anabela Eusébio e a Clarisse Silva em Trouxemil, a Maria João em Mangualde.

E mais professoras e professores Bibliotecários em Castro Verde, Odemira, Vilamoura, Beja, Sátão, Mangualde, Vila Nova de Poiares,Coimbra, Porto de Mós, marinha Grande...

De todos recolho esse grande desejo de espalhar o gosto pela leitura. Quer, dizer, esse ofício de construir o futuro dos nossos jovens e do nosso país. Porque um país que não lê será sempre um país pobre cultural e economicamente.

Grande parte das nossas elites prIma pela iliteracia, ou seja, incapaz de organizar um pensamento verdadeiramente estruturado e consistente. Por isso, esta batalha pela leitura é por vezes tão ingrata.

Mas não se esqueçam, queridos amigos dos livros, que água mole em pedra dura...




4 comentários:

  1. Parece-me que nos últimos anos os políticos apenas se 'distraem' com livros de economia financeira em edição de paperback...

    Espero que descubram o quanto antes que há muito mais temáticas de leitura para enriquecer um país!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje recordei com um grupo de alunos a sua viagem à biblioteca onde trabalho. Na promoção da leitura, é vital a participação - in loco e de viva voz - dos nossos escritores! Obrigada, José Fanha. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá boa noite,
    desculpe o atrevimento, mas gostamos tanto das imagens, que copiamos uma para colocar no nosso blog de turma.

    Bem haja!

    Prof.ª Xana e alunos do 4.º ano da escola da Estação

    ResponderEliminar