sábado, 26 de janeiro de 2013

LIVROS QUE EU QUERO LER EM 2013


A literatura em língua portuguesa está viva e recomenda-se. É difícil acompanhar a quantidade de bons escritores que têm aparecido em Portugal, em Agola, Moçambique e Brasil.

faço um esforço e sou sempre muito recompensado.











terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LIVROS QUE EU QUERO LER EM 2013

A LER


Aqui estão alguns dos livros da prateleira das urgências.

Estou ansioso para que os interstícios do tempo que a vida nos permite me deixem pegar nestes e noutros livros que estou ansioso por ler.








A RELER

As grandes obras lemo-las sempre pela primeira vez. Vamo sempre encontrar novos pormenores, novas formas de olhar e de pensar.

Há livros que podemos sempre reler. Devemos fazê-lo porque constituem pilares importantes da nossa civvilização, da nossa identidade.



sábado, 19 de janeiro de 2013

ESCREVER PARA SER - OFICINA DE ESCRITA IMAGINATIVA



OFICINA ESCRITA
IMAGINATIVA
"ESCREVER PARA SER"
CONDUZIDA POR JOSÉ FANHA

INSCRIÇÕES PARA: escrevereser@gmail.com
INFORMAÇÕES PARA: escrevereser@gmail.com e 964 245 818



01 FEV // 19 ABR (10 sessões)
sextas, das 19h00 às 21h30
Junta de Freguesia de Carnide (Largo das Pimenteiras, 6)

A verdade é que tudo na nossa civilização está escrito.
As leis, as crenças, a História. Tudo. E é pela palavra que nós
nos entendemos connosco próprios, com os outros,
com a voz do mar ou o brilho das estrelas.

ESCREVER organiza-nos, inquieta-nos, questiona-nos.
ESCREVER abre-nos caminhos por dentro de nós, faz-nos entender melhor a nossa vida.
ESCREVER faz-nos sair de nós e experimentar outras vidas.
ESCREVER faz-nos pôr palavras no rosto das coisas, torna-nos vizinhos do universo.
ESCREVER faz-nos rir e chorar.
ESCREVER ajuda-nos a escrever o romance da nossa vida.
Muitas vezes temos ouvido falar de escrita criativa como se a criatividade na escrita resultasse de uma cartilha de técnicas e truques que permitissem a cada um tornar-se num escritor de sucesso.
A criatividade é uma atitude perante a vida. Uma forma de olhar. Uma maneira de questionar a máquina do mundo. Pode ser-se criativo independentemente da área em que se trabalhe e a que se aplique essa criatividade.
Quanto a mim, no entanto, a escrita está muito para além dos sucessos. Quem escreve trabalha como se fosse um mineiro na mina do seu próprio peito e dos seus sentimentos. Depois de partir nesse caminho o escritor pode interrogar-se para saber o que pretende da escrita. Pode querer descobrir e contar a sua história. Ou contar outras histórias reais ou inventadas. Ou pôr em palavras um projecto. Ou dar notícias. Ou caminhar pelas palavras como um peregrino em busca de algum Deus.

ESCRITA DIARÍSTICA
ESCRITA FICCIONAL: O Conto e o Micro-Conto
ESCRITA PARA CRIANÇAS
ESCRITA PARA AUDIO-VISUAIS: O Guião
ESCRITA POÉTICA

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

JAZZ E POESIA

O Jazz é uma paixão desde o tempo, nos anos do salazarismo, em que li no Diário Notícias um artigo de um salazarengo qualquer que dizia que o Jazz era música de pretos.

Foi então que eu quis passar a ser desta música.

Uma amiga convidou-me para levar a poesia ao Clube de jazz Silk. Não conheço. Mas adoro conhecer coisas novas. E com Jazz ainda para mais.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

POESIA EM 2012

Aqui vão alguns mais livros agora de poesia que li e que me deram muito prazer, prazer esse que gostava de partilhar com os meus amigos.

Alguns são publicações recentes. Outros nem por isso. Li-os durante este ano que acabou , vários deles constituiram mesmo momentos de grande emoção, e são das boas memórias que trago para 2013.








terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MAIS LIVROS QUE LI EM 2012

Aqui vão alguns mais livros entre a prosa que li de autores de outras línguas que me deram muito prazer, prazer esse que gostava de partilhar com os meus amigos.

Alguns são publicações recentes. Outros nem por isso. Li-os durante este ano que acabou , vários deles constituiram mesmo momentos de grande emoção, e são das boas memórias que trago para 2013.













sábado, 5 de janeiro de 2013

LIVROS QUE LI EM 2012


Aqui vão alguns livros entre a prosa que li de autores da língua portuguesa que me deram muito prazer, prazer esse que gostava de partilhar com os meus amigos.

Alguns são publicaçõewa recentes. Outros nem por isso. Li-os durante este ano que acabou e são das boas memórias que trago para 2013.












quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

OS LOBOS E NINGUÉM


Fez 80 há dias o meu amigo José Luís Tinoco, arquitecto, pintor, compositor musical e poeta.

Todos devíamos comemorar este aniversário de um homem grande que continua em pleno activo.

Homens destes fazem-nos aceditar que o país vale a pena e que os que nos desgovernam são apenas um equívocos mal amanhados, torpes, sem competência, sem dignidade, sem alma, sem asas de sonho.

Os artistas, e mais, os artistas com a dimensão do Tinoco, esses sim, esses são os que estão à frente de tudo mais, com os olhos pousados para lá do futuro.