sexta-feira, 14 de maio de 2010

CARREGAL DO SAL



Visitar escolas plo país fora e levar-lhes poesia, histórias reais e inventadas, amor pela leitura,reflexão sobre os livros e a vida, tem sido uma experiência riquíssima que me faz saber que a grande maioria das escolas, dos estudantes e dos professores estão muito, mas muito longe da imagem que se propaga nos meios de comunicação de desestruturação, indisciplina e incompetência.

É claro que nem tudo são rosas. O excesso delirante de burocracia imposto durante o consulado da anterior ministra é extremamente prejudicial. mantêm-se os processos de avaliação tendentes a empacotar e baixar a qualidade pedagógica. O excesso de actividades (ditas AECs) no 1º Ciclo criam problemas graves de saturaçã, stress e redução das capacidades de aprendizagem.

Mas os professores têm sabido superar estes desmandos de quem manda e não conhece o chão que pisa. E um dos muitos casos que tenho conhecido de uma escola a funcionar muito bem é esta EB23 de Carregal do Sal. Deixei lá amigos do coração e espero lá regressar assim que possível.

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho pena que não tenha querido ou podido vir ao Pico de Regalados.
Também aqui teria encontrado gente que estava desejosa de o conhecer.
Enviei-lhe um mail para a sua página WEB mas nunca obtive resposta.
Atenciosamente,
Judite

Paula disse...

Espero que nos visites ao sul (vai ser em breve) com essa magia que transborda do teu coração. Dessa forma poderão, talvez, as sementes germinar, tu tens esse efeito :-)