quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ZECA TUM-TUM



Divertiu-me muito escrever este livro que acaba de sair e que fala da pluriculturalidade.

Conta as histórias que acontecem numa turma do 5º ano em que convivem o Zeca Tum-Tum, caboverdeano, a Maria Sarabandovitch, bielorussa,o Tiago Ping-Pong, chinês, o Piarapora, brasileiro, mais outros, um alentejano, um minhoto, um sintrense, e o narrador que é apenas... gordo.

"Entre mim e o meu amigo Zeca Tum-Tum as coisas começaram muito mal. Se calhar todas as grandes amizades começam assim. A nossa começou por um grande entalão.

Foi logo no primeiro dia de aulas, na entrada para a sala de EV. Vínhamos os dois a correr, quisemos entrar ao mesmo tempo e pumba! Chocámos um com o outro, demos uma grande cabeçada e ficámos entalados na porta.

Cada um de nós queria ser o primeiro a entrar na sala. O Zeca disse logo: “Sai daí ó gordo e deixa-me passar!”, “Quem é que é gordo, quem é que é gordo?”, reagi eu todo eriçado embora, naquele tempo, fosse mesmo um bocadinho gordo.. Mas uma coisa era ser gordo e outra era deixar que me chamassem gordo.

“Está bem, até podes não ser gordo…”, Concedeu-me o Zeca, “Mas quem chegou primeiro fui eu!”

Ele achava que tinha sido o primeiro., eu também achava que tinha sido o primeiro e ali ficámos, entra não entra, empurra não empurra, até que o professor Silvério abriu-nos muito os olhos e nós baixámos a cabeça e entrámos os dois ao mesmo tempo sem mais confusão.

Cada um foi para seu canto na sala e ficámos o tempo todo a atirar um ao outro uns olhares atravessados daqueles que estão mesmo a prometer que ia haver molho lá fora mal tocasse para o intervalo."

2 comentários:

Maria disse...

Mais um a acrescentar à lista.
A fnac agradece...

Beijos.

Licínia Quitério disse...

É bom saber que não paras. Muito bom.

Beijo.