sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

POESIA E JAZZ NA SPA


Quando se juntam 40 anos de vida num livro não se junta nada. Não são 40 anos. É uma pequena parte desses 40 anos. Falta tudo o resto.

No entanto, muita gente tinha de mim uma imagem limitada. "O tipo da Cornélia", dizem uns. "Um poeta de agit-prop" dizem outros. Outros ainda reduzem-me ao escritor para a infância, outros ao animador cultural.

A verdade é que a minha vida tem sido muito variada e sempre em volta das palavras. Preocupei-me sempre mais em fazer, participar, partilhar, do que em procurar dar brilho à obra própria.

Chegou a altura de publicar 40 anos de poesia graças ao Adelino Castro,da editora Lápis de Memórias, que me convidou a publicar estes 40 anos de poesia.

Ficaram de fora os dois livros mais recentes e ainda inéditos, para um segundo volume onde juntarei por certo algumas letras de canções e muitas traduções de poesia de autores do mundo que tnho feito ao sabor do tempo. E é claro que ainda há os livros para crianças e jovens. E o teatro. E os guiões de cinema e televisão, mas isso são outras contas mais complicadas porque excessivamente amarradas às circunstâncias

Eu próprio não tinha imagem do conjunto do meu trabalho como poeta. Nunca o tinha olhado em conjunto. Uma parte significativa estava inédita.

Julgo que as pessoas podem agora ler-me sem preconceitos. De uma ponta quase à outra. Algumas pessoas têm ficado surpreendidas.

A apresentação pública tem assumido diversas formas, nalgumas tenho estado acompanhado por músicos como os meus queridos amigos António Palma e Nanã Sousa Dias, aqui na sessão que fizemos a 5 de Fevereiro na SPA.

(Fotos do meu amigo Zaluar Basílio)