quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 1


Para bem ou para mal, otempo da nossa juvntude vai-nos agarrado á pele pela vida fora. E podemos dizer que cada um tem uma banda sonora desses mesmos anos de juventude

Eu tinha 10 anos em 1961. Cresci, fui jovem, plenamente jovem, nos anos 60 e início dos anos 70. Guardo ainda comigo a memória dessa banda sonora quase interminável de grandes canções e de uma imensa lista de cantores, grupos e músicos. Não haveria uma capacidade de produção muito elaborada mas havia o prazer de fazer uma melodia e cantá-la com uma viola e uma voz, ou pouco mais que isso.

Em torno da música vivia-se uma festa que falava de coisas boas e bonitas, paz, amor, liberdade.

Sabemos que esta festa por vezes azedou. Mas é bom recordar as canções que ainda hoje se podem ouvir e que ainda hoje podem servir de exemplo para quem queira fazer da canção um meio para juntar gente e soletrar as palavras mais belas que soubermos dizer.

Se essas canções são ainda hoje magníficos golpes de asa, as imagens dos seus cantores estão muitas vezes agarradas a um gosto de época que nos pode fazer sorrir se compararmos com o que se faz hoje.

É bom sorrir em Agosto. Por isso vou aqui fazer uma viagem às canções da minha juventude começando com uma canção que ainda hoje me enternece e faz mexer qualquer coisinha no peito, por um grupo inglês que, entre 64 e 68 quase chegou a atingir a fama dos Beatles

HERMAN'S HERMITS -THERE'SE A KIND OF HUSH

Sem comentários: