quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DAS CANÇÕES À POESIA

A comunicação anda a correr. Há poucos anos, um blog era uma forma nova de falar com os amigos mais próximos, os mais distantes e outros até quenm conhecemos e que por isto ou por aquilo vêm meter o nariz naquilo que resolvemos atirar ao mundo.

Apareceram depois os facebooks, Tweeters, etc. São formas de comunicação mais rapida e imediata, mais boca a boca, próprias para mnsagens cada vez mais curtas e menos elaboradas.

Tudo bem. O mundo muda e nós vamos procurando não perder os comboios diversos, os desafios mais inesperados trazidos pelas novas tecnologias.

Alguns vão tentando usar estas novidades para falar, ouvir, comunicar, estar com os outros. Alguns fazem-no das formas mais desinteressantes e superficiais. Outros tentam usar estas tecnologias para não se perderem de si próprios, nem das suas ideias, nem dos seus amigos e dos seus amores, sejam eles quais forem.

Através deste blog tenho-me sentido na obrigação de dar à estampa algumas coisas, imagens, música, ideias, notícias do mundo visto do lado deste poeta e contador de histórias do saltapocinhas que sou. Gosto de pensar que é uma partilha que me deixa mais próximo de amigos que conheço e outras que não mas que não dixam de ser amigos.

Há dias as QUERIDASBIBLIOTECAS fizeram 6 anos!

Durante coisa de mês e meio trouxe para aqui algumas das canções do rock/pop que fizeram parte do melhor da banda sonora da minha vida. Qualququer dia atiro-me às francesas, às espanholas,às brasileiras. Porque foi também através das canções e da sua poesia que eu e a minha geração construímos uma forma de estar, de sonhar, de pensar, de rir e de dançar.

Eu sou eu mais as canções que ouvi e que cantei, e os livros que li, e os filmes e as peças de teatro que que vi.

Vou passar a outra fase, de momento. ca canção para o poema vou partilhar poetas e poemas portugueses e não só Às vezes traduzo poesia. É um exercício de paixão que muito prezo. Também para aqui virão esses poemas de que me aproprio para os recriar na nossa língua.

E aqui fica uma frase do maravilhoso poeta brasileiro Manoel de Barros. Mas que não abre a porta a nenhum pessimismo mas a uma foma notável de mostrar como a poesia nos transporta para outros domínios do entendimento da vida. Aliás já a Luísa Neto Jorge dizia que "O poema ensina a cair"

Sem comentários: