sábado, 24 de abril de 2010

LÁZARO COVADLO



Lázaro Covadlo, escritor argentino, nascido em 1937. Por motivos políticos saiu da argentina durante a ditadura e reside desde então em Stiges, na Catalunha.

Eu já tinha ouvido falar dos seus contos. No blog "7leitores" o professor Albano Estrela tinha-lhe feito uma referência altamente elogiosa. Há muito que "Buracos negros" estava na lista das minhas leituras urgentes

Em Matosinhos, no fim-de-semana da Literatura em Viagem, à mesa das refeições, sempre ao lado da sua mulher mais jovem, alta e muito magra, Lázaro parecia um pássaro discreto encostado ao canto, de cabelo muito branco e uns olhos vivíssimos e perscrutadores. Abandonava o seu silêncio ao sabor das conversas com os escritiores ou jornalistas que lhe calhavam por companheiros de mesa.

Conversámos meia dúzia de vezes. Creio que nasceu uma hipótese de amizade entre nós. Aprtoveitei para comprar dois livros seus e trazer o autógrafo. Atirei-me logo aos "Buracos Negros", um livro negro, cheio de ironia, onde sinto o olhar do autor divertido a levar-nos por histórias aparentemente improváveis, inverosímeis e fantásticas. Mas não será a realidade isso mesmo, improvável, inverosímil e fantástica?

Sem comentários: