quarta-feira, 13 de julho de 2011

A RIBEIRINHA

A andar pelas Escolas deste país também aprendemos.

Visitei por mais de uma vez as escolas do Agrupamento Maria Pais Ribeira, a Ribeirinha, em Macieira, Vila do Conde.

Fui ver quem era a Dona Maria Pais Ribeiro. a Ribeirinha, e aqui vem a sua história tão inesperada como farfalhuda.

Afirma-se que era "branca de pele, de fulvos cabelos, bonita, sedutora", qualidades que encantaram o soberano e cativaram os nobres de sua Corte. Em 1198, inspirou Paio Soares de Taveirós a compor a Cantiga da Ribeirinha, primeiro texto literário em Língua galego-portuguesa de que se tem registro.

Teve 6 filhos de D.Sancho I que, enquanto trovador, lhe dedicou a seguinte cantiga de amigo:

"Ay eu coitada
Como vivo em gran cuidado
Por meu amigo que ei alongado!
Muito me tarda
O meu amigo na Guarda!
Ay eu coitada
Como vivo em gram desejo
Por meu amigo que tarda e não vejo!
Muito me tarda
O meu amigo na Guarda."

Senhora de grande beleza, e "pelas razões de conversação que com ela teve...", ela e filhos do casal, em 1209 receberam do soberano a Vila do Conde rezando a doação:

Após a morte do rei, em Coimbra, a 26 de Março de 1212, retirou-se para as suas terras de Vila do Conde. Durante a viagem, trajada de branco cor do luto à época, ao passar perto de Avelãs, saiu-lhe ao encontro Gomes Lourenço Viegas, que por ela se apaixonara quando, ainda em vida do rei, a vira nos Paços de Coimbra. Após lutar com Martim Pais Ribeiro, irmão de D. Maria, e com outros cavaleiros que a acompanhavam, logrou apossar-se dela, refugiando-se no Reino de Leão.

A pedido de Martim Pais Ribeiro, Afonso II de Portugal redigiu uma carta para Fernando de Leão rogando-lhe que fizesse com que Gomes Lourenço retornasse a Portugal. Diante da recusa de Gomes Lourenço, sob a alegação de que poderia vir a ser vítima dos parentes de D. Maria, caso assim o fizesse. D. Maria, entretanto, habilmente convenceu Gomes Lourenço que também por ele se apaixonara e que, ao retornarem a Portugal conseguiria obter o perdão do soberano, uma vez que com ele se casaria.

Entretanto, ao retornarem à Corte Portuguesa, D. Maria instou o rei a que fizesse justiça e que fosse implacável. Deste modo, o soberano ordenou a execução de Gomes Lourenço.

Mais tarde foi desposada, pelo fidalgo galego João Fernandes de Lima, o Bom, com quem também teve descendência.

Terá vindo a recolher-se ao Mosteiro de Grijó, onde veio a falecer com a avançada idade de mais de noventa anos.

Agora resta o seu nome como padroeira de um belo Agrupamento Escolar.

2 comentários:

Licínia Quitério disse...

Longa vida a da Ribeirinha e nunca "posta em sossego". Gostei de saber.

Beijinho.

JOSÉ FANHA disse...

O saber não ocupa lugar... Pois não é?
E, além disso, passamos por tanto na vida de que não sabemos a história, a razão, a alma...
Vale a pena às vezes perguntar: porque é que é assim?
Beijos