sábado, 26 de maio de 2012

VIAGENS POR ESCOLAS E BIBLIOTECAS


Nas viagens que vou fazendo por escolas e bibliotecas do país vou ficando cada vez mais com admiração pelo trabalho das bibliotecárias e bibliotecários, quer das Bibliotecas Municipais quer das Escolares.

Trabalho tantas vezes esforçado, insistente e teimoso, tantas vezes também tão feliz, alegre, explosivo.

Nas últimas semanas estive com a Sónia em Pombal, a Cristina Taquelim em Beja, a Marlene em Odemira, a Anabela Eusébio e a Clarisse Silva em Trouxemil, a Maria João em Mangualde.

E mais professoras e professores Bibliotecários em Castro Verde, Odemira, Vilamoura, Beja, Sátão, Mangualde, Vila Nova de Poiares,Coimbra, Porto de Mós, marinha Grande...

De todos recolho esse grande desejo de espalhar o gosto pela leitura. Quer, dizer, esse ofício de construir o futuro dos nossos jovens e do nosso país. Porque um país que não lê será sempre um país pobre cultural e economicamente.

Grande parte das nossas elites prIma pela iliteracia, ou seja, incapaz de organizar um pensamento verdadeiramente estruturado e consistente. Por isso, esta batalha pela leitura é por vezes tão ingrata.

Mas não se esqueçam, queridos amigos dos livros, que água mole em pedra dura...




4 comentários:

Jaime Santos disse...

Parece-me que nos últimos anos os políticos apenas se 'distraem' com livros de economia financeira em edição de paperback...

Espero que descubram o quanto antes que há muito mais temáticas de leitura para enriquecer um país!
Abraço.

samuel disse...

Muito bom!

Abraço.

Catarina Correia de Castro disse...

Ainda hoje recordei com um grupo de alunos a sua viagem à biblioteca onde trabalho. Na promoção da leitura, é vital a participação - in loco e de viva voz - dos nossos escritores! Obrigada, José Fanha. Um abraço.

xn disse...

Olá boa noite,
desculpe o atrevimento, mas gostamos tanto das imagens, que copiamos uma para colocar no nosso blog de turma.

Bem haja!

Prof.ª Xana e alunos do 4.º ano da escola da Estação