terça-feira, 25 de junho de 2013

NOTÍCIAS DE UM PAÍS ONDE SE LÊ


Aqui vos trago notícias de um país onde se lê. Um país que, por vezes, parece clandestino porque os jornais não falam dele. E muitos dos nossos dirigentes nem sabem que existe E, às vezes, nem sabem que existe leitura.

O "DIÁRIO INVENTADO DE UM MENINO JÁ CRESCIDO" (que já vai na sua 7ª edição - a imagem já vem atrasada) foi um livrinho feito com um enorme prazer e que já tem a continuação à vista. São histórias de quando eu era menino escritas para as minhas filhas, para lhes contar como era na infância este pai, e que o meu filho mais velho ilustrou como trabalho de final do curso Superior de Pintura.

É claro que nem tudo aconteceu como vem contado. Quem conta um conto acrescenta um ponto. Mas essa viagem à memória da infância é um exercício que me dá um imenso prazer, como ainda o dá a procura da forma de contar que bem respeite essa memória e estabeleça possíveis pontes entre infâncias e tempos diferentes.

Recebo agora uma bela notícia: o "Diário" foi o livro mais requisitado durante o ano no Centro de Recursos da EB23 da Venda do Pinheiro. É claro que o facto de o Centro de Recursos se chamar "Poeta José Fanha" dá uma ajudinha a esta popularidade. Mas quem merece todos os elogios é a professora bibliotecária Jacqueline Duarte, uma daquelas fantásticas professoras que vão muito para além de todas as metas no trabalho de promoção do livro e da leitura. Bem haja.

2 comentários:

Licínia Quitério disse...

Gosto de saber. É um belo livro que releio e dou a ler. Parabéns. Um beijinho para ti e outro para a Jaqueline.

Jack Duarte disse...

Fanha,

agradeço as suas palavras, mas o mérito é de autores como o nosso patrono que nos ajudam a despertar "leitores escondidos" quando ouvem passagens como "As gajas são lixadas". Mais tarde regressam à Biblioteca, perguntando "Onde está aquele livro que nos leu há pouco...?".
Um beijinho para si (e também para a Licínia, uma poetisa fantástica!),
Jacqueline