quinta-feira, 15 de abril de 2010

REPÚBLICA



Trago aqui duas notícias numa. A primeira tem a ver com a descoberta de um blogue que vale a pena estar atento: "ALMANAQUE REPUBLICANO". Tem imenso material interessante quer em termos de texto quer de iconografia e é filho dos mesmos que deram origem ao "ALMOCREVE DAS PETAS"

Aproveito para roubar imagens recolhidas pelos meus amigos do "Almanaque" numa sessão em que participei mas em que o foco esteve centrado no Professor Adelino Maltez.



Comemorações do Centenário da Implantação da Repúlica na Câmara Municipal de Condeixa. Começaram em Fevereiro e no dia de cada mês até Outubro haverá uma conferência, uma sessão de debate, um pequeno concerto, e tudo relacionado com a República.

Dia 5 de Abril pudemos assistir a uma magnífica conferência sobre "A carbonária e a maçonaria na Imlantação da República" pelo Professor Adelino Maltez.

Quem o conhece sabe a profundidade dos seus saberes, a forma sempre provocatória, irónica e estimulante como aborda a nossa História, a facilidade de comunicação e a paixão que coloca na abordagem que faz aos assuntos mais diversos.

Eu fico deliciado a ouvi-lo e levo sempre para casa uma quantidade enorme de dúvidas, questões, razões para me atirar aos livros e aprofundar este ou aquele tema.

Todos sabemos como este país anda necessitado de inteligência e paixão. Por isso é um privilégio ouvir homens como Adelino Maltez ou como o dr. António Arnault que estava presente na plateia e interveio criando um diálogo muitíssimo envolvente.




E já agora, no próximo dia 5 de Maio, o conferencista será o dr. Luís Gamito, psiquiatra, professor de psicodrama, ex-director do Hospital Júlio de Matos que vai falar sobre: "Miguel Bombarda e a psiquiatria na Rpública".

Qum puder não perca.

2 comentários:

Júlio Pêgo disse...

Comemorar a implantação da República é saudar a liberdade na procura da igualdade e fraternidade. Interessante devia ter sido a conferência do Prof. Adelino Maltez, conhecido publicamente como monárquico.
De realçar o dinamismo do Dr. Luís Gamito que já nos deliciou em 18 de Março, no Santiago Alquimista, com uma outra conferência: "O delírio e a República"

Hugo ''Hawk '' Pereira disse...

Muito boa noite,
Ora bem, eu sou o aluno da Escola Secundária de Barcelos que hoje colocou a questão que envolvia poetas, rappers e poesia. Antes de mais, quero começar por dizer que tive imensa pena de não ter havido mais tempo para colocar dúvidas e questões, visto que adorei a forma como o senhor encara a poesia,como a interpreta e explica, como demonstra que esta esta acessivel a todos, foi de facto a força motriz que faltaria a todos aqueles que estivessem á espera de algo para desenvolver a sua aptência escrita. Confesso que a sua obra para mim era practicamente desconhecida até ao dia de hoje, por isso, e para ''corrigir o meu enorme erro'' que é a ignorância, vou adquirir uma obra sua. Foi de facto uma experiência que não esquecerei, ter oportunidade de ouvir e ''conhecer'' um contador de histórias, um homem de Abril, um poeta, e acima de tudo pai tão marcante.
Caso pretenda, gostaria que passasse pelo meu Blog e ouvisse a minha música ''Caminhos'' e me desse a sua opinião. Quanto à outra lá disponível´,está um pouco rude, não tão melódica quanto eu pretendo fazer todas as outras que aí chegarão em breve.

Despeço-me com mais saudosos cumprimentos,
Hugo.
Despeçome