domingo, 29 de abril de 2012

ENSINA-ME A DANÇAR


"Zorba o grego" é um romance de Nikos Kazantzakis que foi adaptado ao cinema em 1964, dirigido
por Michael Cacoyannis e interpretado magnificamente por Anthony Quinn acompanhado por Alan bates e Irene Papas.

Este é daqueles filmes imprescindíveis à minha memória. Zorba é um verdadeiro hino à vida, à liberdade e à luta pela felicidade. Quem o viu não se esquecerá nunca da música de Mikis Theodorakis.

Pois são desse grande músico as palavras de indignação que mão amiga me fez chegar:

"Não há outra solução senão substituir o actual modelo económico europeu, concebido para gerar dívidas, e voltar a uma política de estímulo da procura e do desenvolvimento, a um proteccionismo dotado de um controlo drástico das Finanças. Se os Estados não se impuserem aos mercados, estes acabarão por engoli-los, juntamente com a democracia e todas as conquistas da civilização europeia. A democracia nasceu em Atenas, quando Sólon anulou as dívidas dos pobres para com os ricos. Não podemos autorizar hoje os bancos a destruir a democracia europeia, a extorquir as somas gigantescas que eles próprios geraram sob a forma de dívidas.

Se os povos da Europa não se levantarem, os bancos trarão o fascismo de volta."

Também eu, também muitos de nós estamos indignados e muito inquietos com o que se passa na Europa. E apetece tanto pedir ao Zorba: "Ensina-me a dançar!"



1 comentário:

Manuela Caeiro disse...

Obrigada, José Fanha!... Pela divulgação..., pelo reavivar das memórias...