sexta-feira, 19 de novembro de 2010

BOBADELA



Nalgumas escolas a leitura fica em segundo plano. Há que "cumprir o programa", um terrível papão que pesa sobre a cabeça de alguns professores, como se não fosse o programa que tem de cumprir a missão de educar, instruir e ajudar a crescer em todos os sentidos.

Ler é um divertimento. E é também uma forma de crescer. E é ainda uma base fundamental para a aQuisição de conhecimentos nnas áreas científicas. E finalmente para uma utilização adequada desse instrumento tão útil quanto perigoso que é a net.




Noutras escolas, como nesta, em Bobadela, a leitura é um trabalho a que os professores dão o melhor de si próprios. E os meninos ganham muito com isso. E o país também. Porque sem vencermos a batalha da leitura, não venceremos a batalha do desenvolvimento nem poderemos incluir-nos verdadeiramente numa sociedade do conhecimento e da comunicação.


1 comentário:

Manuela Caeiro disse...

Os programas de Português já recomendam a leitura de obras integrais há duas dezenas de anos (pelo menos)! As bibliotecas escolares proliferaram, nomearam-se professores bibliotecários, multiplicaram-se os mediadores de leitura. E ainda assim, continua a ser verdade, embora cada vez menos, julgo eu... Deixe-me dizer-lhe, José Fanha: acho-o um extraordinário promotor de leitura! (...que eu já tive o privilégio de ver, diversas vezes...)