quinta-feira, 25 de agosto de 2011

10 CANÇÕES QUE FAZEM PARTE DA MINHA VIDA - CABO VERDE



Para terminar esta viagem por 10 canções da minha vida não trago uma mas três canções caboverdeanas. Estou convencido que a música de Cabo verde é a melhor do mundo. Ou mesmo do universo.

Houve um tempo em que andei muito pelas ilhas de Cabo Verde. Anos 80. Ao todo, somados os vários bocadinhos, estive por lá coisa de 2 anos.

Ainda não era destino turístico.

Era terra cheia de feridas, pobreza e fome deixadas pelo colonialismo. Mas os caboverdeanos eram gente de cara limpa, de imensa dignidade, gente que tinha a felicidade de soltar o corpo e a voz na festa da música.

Guardo entre as mais fortes emoções da vida, quando poucos a conheciam, ter ouvido a Cesária a cantar à solta no bar do pianista Xico Serra em Mindelo, assistir a espectáculos dos Tubarões ou dos Finaçon na Praia, assistir aos improvisos fantásticos do violista Travadinha nas aventuras artística do Leão Lopes e do Carlos Barroco.



E falta falar de muitos, muitos mais. Luís Morais e o seu clarinete, o grande Bana, o meu amigo Tito Paris, Paulino Vieira, Codé di Dona e os outros, os mais jovens (Lura e Nancy Vieira, por exemplo) que continuam a dar voz a uma música única que se desdobra em estilos, ritmos, acentuações tão diversas quanto envolventes.

1 comentário:

Licínia Quitério disse...

Os Tubarões! O que vieste lembrar... Vi-os, nesses anos 80, nas festas de Loures e fiquei encantada.

Beijo, querido amigo.