segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ILUSTRADORES - ANDRÉ LETRIA



Diz-se que filho de peixe sabe nadar. Neste caso teríamos de dizer que filho de escritor sabe ilustrar.

Eu, por mim, sou suspeito. Amigo de pai e filho e admirador dos dois, só posso sublinhar que em meia dúzia de anos o André construiu um estilo muito próprio, uma obra notável e uma presença impressionante na ilustração portuguesa.

Há livros ilustrados por ele em que me perco nas suas ilustrações e só depois me lembro que também há um texto e que o livro nasce justamente do diálogo entre um e outro.



Como no caso do Afonso Cruz há também no trabalho do André um sentido da representação popular trabalhada com a erudição simples e eficaz de um verdadeiro artista plástico.



Muitos dos seus livros são verdadeiros regalos para a vista. Também gostava muito de ver um texto meu ilustrado por ele. E tenho a certeza que mais dia menos dia iremops concretizar a amizade que nos une num trabalho comum.

2 comentários:

Renata Monteiro disse...

Sou professora do 1º. ciclo responsável pela BE e gostaria de convidar o ilustrador André Letria, mas não encontro contatos.
Como poderei encontrá-lo?

Renata Monteiro disse...

Sou professora do 1º. ciclo responsável pela BE e gostaria de convidar o ilustrador André Letria, mas não encontro contatos.
Como poderei encontrá-lo?