segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ILUSTRADORES - AFONSO CRUZ



Continuemos esta visita aos nossos principais ilustradores com a certeza de que temos imenso por onde olhar e apreciar quer em qualidade quer em quantidade.



Falo-vos hoje do Afonso Cruz, um homem completo. Ilustrador, escritor, músico, agricultor, senhor de uma sorriso daqui até à lua e de uma amabilidade própria de quem se entrega à vida sem poeira na alma.

Ganhou o Prémio SPA 2011 para o melhor livro infantil com "A contradição humana".



É já extenso o trabalho que tem no campo da literatura para a infância quer como ilustrador de textos alheios quer como autor dos seus próprios textos.

Os seus "bonecos" têm uma alegria, uma felicidade extensa colorida, um referente nas mais puras representações populares e uma ressonância na tradição surrealista que nos encanta a nós, adultos, e torna numa festa a leitura para os meninos.

Mas há mais. O Afonso tem escrito pequenos grandes romances que me têm encantado e que aconselho todos a ler. "Os livros que devoraram o meu pai, "A boneca de Kokoschka". "O pintor debaixo do lava-loiças". Não percam.

Tenho a sorte de já ter um livro ilustrado por ele. Está aqui ao lado. Enviei-lhe na altura um mail a dar-lhe os parabéns pelo trabalho. Na volta contou-me que o primeiro livro de poesia que tinha lido era um livrinho meu.

Ficámos amigos para o resto da vida. Pois Canté (como cantava o GAC).

Sem comentários: