sábado, 24 de dezembro de 2011

FESTAS E NATAIS, BEIJOS E PRENDAS, E OUTROS QUE MAIS



Paul Klee

Este ano a coisa está complicada. Entre festas e Natais, beijos e prendas e outros que mais, desejamos felicidades sabendo que para muitos dos que passam ao nosso lado as coisas estão negras e o desejo de felicidades até pode soar a cinismo.
Sabemos que os sacrifícios são pedidos aos que têm menos e não aos que têm mais.
Sabemos que todos têm aceite esses sacrifícios sem reacção consistente. Sem duvidar. Sem interrogar. Sem capacidade para criar alternativas, para sonhar, para resistir, para exigir outro presente e para dar o primeiro passo no sentido da sua construção.
Não sabemos o que será a nossa vida e a dos nossos filhos no próximo Natal.
Sei que a degradação das condições económicas pode conduzir à degradação dos afectos e isso assusta-me.
Pergunto-me se daqui a um ano ainda estará em uso a palavra “desejo” e a palavra “felicidades”, a palavra “paz” e a palavra “amor”.
Mas enquanto essas palavras existirem, enquanto tiverem um bocadinho de verdade dentro de si, enquanto não tivermos de pagar para as usar, enquanto não as gastarem como tostões, deixem-me desejar a todos os meus amigos um Natal e um Ano Novo cheios de Paz, Felicidade e Amor.

2 comentários:

Maria disse...

Preocupações de tantos de nós...
Dias tranquilos para ti.
Um beijo.

Margarida Tomaz disse...

Para si querido José Fanha que faz muito mais pelo país do que muitas figuras responsáveis pela coisa pública, um ano novo muito feliz.
São os votos
da Margarida