quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AS ORELHAS VOADORAS



Não gosto de falar dos livros antes de sairem a público.

Mas desta vez faço uma excepção.

Chegaram-me as primeiras lustrações da Fátima Afonso que eu quis muito que fosse minha parceira na ilustração neste livro. E são tão bonitas e adequadas que não resisti a partilhá-las com os meus amigos que fazem a gentileza de vir espreitar este blog.

A editora é a Paulinas. Só deve vir a público lá para Fevereiro ou Março. Mas fica aqui um pequeno extracto para fazer água na boca.

(Que estultícia esta de auto-elogiar-me com a "água na boca"... Mas gosto muito do texto e fiquei apaixonado pelas primeiras ilustrações.)

Aqui vai:

"Francisco Nicolau era um menino muito curioso. Detestava ficar sozinho e em silêncio. E queria ouvir tudo o que se passava no mundo!"

"Como todos sabem, quando uma pessoa deseja muito uma coisa, mas mesmo muito, há sempre uma fada que, misteriosamente, aparece e lhe concede a realização desse desejo.

Foi assim que, numa noite de lua cheia, mal o Francisco Nicolau acabara de adormecer, surgiu a Fada dos Desejos. Fez Plim com a sua varinha mágica e logo se acenderam 17 mil luzinhas à volta da cama dele.

Nesse instante, as orelhas do Francisco Nicolau começaram a tremer, a tremer. Soltaram-se da sua cabeça e, juntinhas, como se fossem as asas de uma borboleta, flap-flap, flap-flap, saíram a voar pela janela!"



3 comentários:

Sílvia Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sílvia Alves disse...

Um trabalho maravilhoso da Fátima Afonso, sem dúvida, e uma boa notícia!
A arte de, misteriosamente, acreditar em Fadas é um segredo de orelha-a-orelha que só os Leitores partilham.
E o que mais precisamos para 2013 é de coisas belas, boas notícias e muitos leitores a voar...

xn disse...

Espero ansiosa pelo livro. Já o ouvi a falar dele na net e tive o privilégio de me falar dele pessoalmente. Desde aí que o espero.Quero muito ler este livro com os meus alunos. Fala em asas, palavra que particularmente gosto muito e que tento ao máximo mostrar aos meus alunos que realmente as temos. Deixe-me só ainda dizer-lhe (mais uma vez) que sou uma apaixonada pelo seu poema (Asas),não me canso de o ler ou de me lembrar de ouvir os meus alunos a recita-lo. Momentos mágicos que me fazem acreditar!