sábado, 10 de janeiro de 2009

QUERIDAS LEITURAS 3

Mais algumas leituras de 2008. Agora a poesia.

A poesia portuguesa não anda de vento em poupa. São muito poucos os novos poetas com alguma qualidade.

Se é impressionante o número de grandes poetas e grandes obras na poesia portuguesa de poetas nascidos entre a mnetade do do séc. XIX e os anos 60 do séc. XX.

Com raras excepções, na poesia dos poetas mais jovens que começam a publicar a partir do final dos anos 80, início dos 90 (do séc. XX) parece instalar-se uma crise de espessura poética e da própria qualidade da escrita em simultâneo com a ausência de projectos de ruptura estética ou geracional.





"A FACA NÃO CORTA O FOGO", HERBERTO HELDER

Cada novo poema de Herberto é uma revelação, um choque, um mergulho, uma aventura única no universo da grande poesia, essa "liberdade livre" de que falava António Ramos Rosa. 70 novos poemas de Herberto são um luxo que dá para ficar no nosso peito durante muito tempo.


“NÃO HÁ POETAS FELIZES”, JOSÉ JORGE LETRIA

A poesia do meu amigo Zé Jorge tem sido irregular e, por vezes, prejudicada pela sua imensa facilidade de escrita.

No entanto, a partir de “O livro branco da Melancolia”, a espessura emocional e poética mostra-nos que ele começou a construir uma obra dentro da obra. Uma obra de sofrimento, de balanço melancólico das memórias de infância, dos percursos de vida, do amor ou da sua ausência, da relação obsessiva com os filhos, por um lado, e por outro com a figura do pai há muito desaparecido.

Os últimos livros do Zé Jorge Letria estão seguramente entre a melhor poesia deste início de século.



"A MATÉRIA DO POEMA“, NUNO JÚDICE

O lirismo discreto e elegante do Nuno Júdice tem acompanhado a minha vida. O Nuno faz parte dos poetas de que não prescindo.

Este é talvez o livro dele que mais me entusiasmou. Talvez pelo alargar da matéria do poema á respiração do mundo. É possível que o andar ao lado de Manuel Alegre o tenha predisposto a aproximar-se mais das praças da canção.e ainda bem que assim é.




"SONETOS ERÓTICOS & IRÓNICOS & SARCÁSTICOS & SATÍRICOS
& DE AMOR & DESAMOR & DE BEM & DE MAL DIZER DO POETA JOAQUIM PESSOA"

O Joaquim é dos artífices mais eficazes da poesia portuguesa. A música vem-lhe no verso como uma segunda respiração.

Estes sonetos são muito divertidos e uma prova da sua qualidade e artesania.

Há muito tempo por certo que não se publicava um livro de poesia erótica. Vale a pena lê-los para nós. lê-los aos amigos e, sobretudo, às amigas, ou vice-versa, porque o livro não desmerece nem nos versos nem nas ilustrações.

Grande malha, Quim!

3 comentários:

argumentonio disse...

se é o que vi, custa uma dinheirama!

mas os poemas são muito interessantes e tem ilustrações bem desarrincadas, salvo erro aos idos da gravura alemã de há 100 anos ou mais!!

no conjunto, uma obra e pêras!!!

jjardim disse...

a propósito de jovens criadores aconselho o Zé Fanha a ler os Contos " O segredo de Mona Lisa " Deriva Editores e os poemas de "Chiasco" na Quasi. Os livros são do Pedro Teixeira Neves

indigena disse...

Nuno Júdice é, para mim pequeno leitor de poesia, o melhor poeta contemporâneo Português. Será exagero? Bom é o meu exagero, de comprar todos os livros que ele vai publicando... E outros dando-os: Portugal, Chile, Perú, ... Por aí andam alguns "Pedro Lembrando Inês"...
A.A./Bragança