quinta-feira, 14 de maio de 2009

MONTEMOR-O-VELHO



Na Biblioteca Escolar Dr. José dos Santos Bessa - Carapinheira, Montemor-o-Velho.

Por todo o país, muitos professores estão a fazer um trabalho notável nas Bibliotecas Escolares.

Não tenho dúvida de que em alguns níveis de ensino (2º e 3º Ciclos especialmente) é indispensável criar tempos no currículo apenas dedicados à leitura e à leitura partilhada (Clubes ou Comunidades de Leitura).

Também não tenho dúvidas de que a batalha pela promoção da leitura não é função apenas dos professores do 1º Ciclo e dos professores de Português. Tem de ser de todos os Porfessores. Porque sem hábitos sólidos de leitura não há hábitos de estudo seja em que dsciplina for.

Não tenho dúvidas ainda de que é fundamental envolver e empenhar os pais na batalha pela leitura e a altura melhor para estabelecer uma teia de cumplicidade entre a família e a escola nesse campo será, sem dúvida na Pré-Escolar e no 1º Ciclo onde é mais óbvio que a leitura é também um laço de afecto que une pais e filhos.

Por fim, não tenho dúvidas de que não se pode promover a leitura se não se tiver hábitos de leitura. É preciso que os professores leiam e aprendam a crescer através da leitura. Quem não tem a paixão da leitura tem tendência a refugiar-se na análise e, pessoalmente, não creio que, de uma forma geral, a análise conduza à paixão de ler. Estou convencido, no entanto, que a paixão de ler pode conduzir a uma análise muito mais funda e eficaz.

E a desculpa de que é preciso cumprir o programa já está um bocadinho esfiapada nos cotovelos... O programa pode dar-se de muitas maneiras... Ou não pode?

Sem comentários: