domingo, 11 de outubro de 2009

OS BEATLES E A CALVÍCIE




Nas visitas às escolas, os meninos e jovens costumam fazer-me perguntas.

Algumas são muito repetidas: Quando é que escreveu o seu primeiro livro? Quando é que resolveu que queria ser escritor? Qual é o livro que mais gostou de escrever?

Algumas menos interessantes como: Qual é o seu clube de futebol? Resolvi deixar as filiações futebolísticas fora destas conversas porque o ambiente de alarvidade à volta da clubite começa a sair do âmbito dos adultos e a estar demasiado presente nos mais pequenos.

Raras são as perguntas realmente diferentes que me fazem nestas visitas. Na EB23 de Vila Nova de Tazém, Gouveia, o Bruno do 5º ano saiu do mais banal ao perguntar-me qual era a minha banda favorita. Falei-lhe da minha última paixão: os Oquestrada. Quis saber outra. Falei-lhe naturalmente da banda cuja música foi o pano de fundo da minha adolescência e continua a ser o pano de fundo da minha memória mais afectiva: os BEATLES!

"Aaaaaaaaaaaaaaaah!" Fez-se luz no rosto do Bruno. "Por isso é que o sr. é um bocadinho careca!"

Devo confessar que não percebi logo o alcance do comentário.

"Careca, porquê?"

"Porque os fãs dos Beatles arrancavam o cabelo enquanto os ouviam tocar!"

2 comentários:

Gotinha disse...

Ahhh... pois!!! Antes dos beatles não havia carecas.

Ana Martins disse...

Muito bom!!! Só alguém predisposto a ouvir uma criança teria formulado essa pergunta "mas porquê?" outro crescido presumiria erradamente a relação calvície-antiguidade-logo-és-velho. Uma criança tem sempre a resposta mais além do que um crescido, mesmo um muito, muito alto consegue alcançar.
Ahhhh que bonita estória, Zé! Sabes que estás de parabéns por seres como és?!
um beijinho,
Ana