terça-feira, 24 de janeiro de 2012

EB1 PAREDE 4

Mais uma visita a uma escola do 1º Ciclo. Levado pela minha amiga Sofia Barros, mãe que colabora intensamente com a escola.

Aproveito para referir a importância da presença dos pais nas escolas. Não como contestantes. Mas também. Sobretudo como colaborantes críticos e cúmplices do processo global de educação dos filhos. Pais que não se demitam do seu papel de educadores e de parceiros da escola.

Noutra escola não muito longe de Lisboa, há uns 15 dias, tinha meninos a dormirem à minha frente enquanto eu contava histórias.

Diz-me a experiência que pode haver duas razões para isto: fome ou falta de sono. Era falta de sono. Havia pelo menos um menino que comprovadamente via televisão no seu quarto até às 4 horas da manhã!

É claro que meninos assim vão ter terríveis problemas no processo de crescimento e aprendizagem.

Todos nós precisamos de crescer e para isso é preciso pensar e questionar comportamentos mesmo aqueles que por vezes parecem maqis óbvios e certinhos e compostinhos.

Mas aqui, nesta escola, viva-se um ambiente saudável. E havia uma biblioteca e, como em muitas escolas, um professor bibliotecário a fazer um trabalho maqnífico.

E aqui vão as memórias visuais:



O Rúben.



O conjunto de meninos mais este menino grande que sou eu.



O Vasco.

1 comentário:

Filoxera disse...

Conheço esta escola e esta gente...
:-)
Beijinhos.