quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

40 ANOS

Não gosto de comemorações oficiais. Nem de medalhas. Nem de efemérides. Todos os dias da minha vida pensei que amanhã é que ia ser o melhor dia de todos. E continuo a pensar o mesmo. Amanhã é que vai ser!

No entanto... Os anos passam. E as memórias são aquilo que o mar da vida nos deixa aos pés e nos dá consistência aos dias que estão para vir.

Há 40 anos, 1969, eu e o José Jorge Letria tínhamos acabado de nos conhecer. 18 anos. A mesma idade e apenas 3 meses de diferença. Eu andava em Belas Artes e ele em Letras, creio eu.

Não gostávamos do país onde vivíamos. Ou melhor... Não gostávamos de quem mandava neste país policiado e que nos obrigava a uma guerra injusta e sem solução. Por isso, andávamos numa roda viva. Ele com as canções. Eu com a poesia e a declamação. Cruzávamo-nos com frequência nos convívios das Faculdades de Lisboa. Medicina, Técnico, Ciências, Económicas.

1969 foi o ano em que começámos o nosso percurso de escritores e artistas. faz agora 40 anos de vida, de palco, de livros, de filhos, de paixões, de poesia.

Cruzámo-nos muitas vezes. Pisámos os mesmos palcos. de poesia às costas atravessámos o país de Norte a Sul. Andámos pelo estrangeiro. Vimos crescer e ensombrecer muitas esperanças.

Para além de tudo o mais, temos em comum grandes amigos, companheiros de sonhos e utopias que estarão sempre onde nós estivermos. Os que estão, embora não estejam, como o Zeca Afonso. Os que estão e continuam inquietos como nós, o Manuel Freire, o Xico Fanhais, o Samuel, a Hélia Correia, o Joaquim Pessoa... E mais e mais... E nem dez blogs iriam chegar para os recordar a todos.

40 anos de voltas e viravoltas.

Um abraço para o Zé Jorge. Um abraço para todos, todos, todos aqueles com que nos cruzámos e que fizeram com que estes 40 anos fossem tão importamntes para nós.



A capa de um disco do Zé Jorge de 1972.



Eu próprio numa pose muito neo-dadáista- Beaux Arts-etc-e-tal-e-coisa por volta do mesmo ano.

3 comentários:

Maria disse...

40 anos LINDOS!!!!

Bom ano de 2009!

Teresa disse...

Eu penso que as marcas deixadas por alguns Homens serão irredutíveis ao Tempo. Prevalecerão na Memória mesmo dos que tiveram o privilégio de os encontrar mais tarde e de se encantarem com todas as vozes que a sua Voz hasteia. O José Jorge Letria é um deles.Acho que sim.

Jorge Pimentel disse...

E..., na minha opinião, outro também, é o autor deste blogue.

Mas...
Neste quadro, haverá também mulheres.
Umas reveladas e outras em revelação.