sábado, 10 de novembro de 2007

NOVA BIBLIOTECA NA ESCOLA SECUNDÁRIA LEAL DA CÂMARA

Quinta feira à noite foi a inauguração da nova Biblioteca na Escola Secundária Leal da Câmra, em Rio de Mouro, Concelho de Sintra com mais de cem pessoas entre alunos, pais, professores e convidados.Escusado será dizer que ver nascer uma biblioteca é mais uma pequena grande esperança de que cresça o prazer pela leitura e também a profundidade e espessura desse acto tão fantástico e ao mesmo tempo tão perigoso que é ler.

A festa foi muito especial. Começou com uma pequena e doce representação dos alunos da Escola dirigidos pelo Rui Mário do Grupo de Teatro Tapafuros.

Um egiptólogo, o Doutor José das Candeias Sales, falou da mãe de todas as bibliotecas que foi a Biblioteca de Alexandria. Uma bela lição a que se seguiu poesia e mais poesia que contou com a participação da minha querida amiga e excepcional declamadora que é a Elsa Noronha, comigo e com alunos, pais e professores que quiseram também dizer poesia, celebrar os seus poetas, lembrar as suas velhas paixões ou as suas descobertas recentes.

Eu, por mim, descobri com grande emoção um vasto grupo de jovens e professores que abraçaram há cerca de 6 meses a partilha da paixão pela poesia e que quiserem viver pela voz as palavras de Fernando Pessoa, Sophia, Jorge de Sena, Ruy Belo, Frederico Garcia Lorca e vários outros. Tudo isto também graças ao entusiasmo, alegria e dedicação da Professora Liliana Silva, responsável pela biblioteca.

De toda a noite o que mais me tocou e me ficou a aquecer a memória foi ver um jovem de de 17 anos a falar emocionado da recente descoberta da poesia de Lorca. Contou-nos como foi difícil lá chegar. Lorca não é fácil mas depois de conseguir abrir a porta... As coisas boas, digo eu, não têm de ser fáceis. A aprendizagem não tem de ser fácil. Mas depois de abrir a porta...

Eu já sabia, mas reforcei a certeza de que há gente por aí pronta a crescer, a transcender-se e a transformar o mundo e o nosso pequeno Portugal numa coisa muito mais habitável.

Sem comentários: