sábado, 2 de agosto de 2008

INÊS LOURENÇO (1942)




Inês Lourenço

Nasceu no Porto É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalhou nos CTT e no Ensino Secundário.

Participou em diversos eventos dedicados à Poesia, entre os quais se destaca: - La Poèsie Portugaise Après Pessoa, Bibliothéque Faidherbe, Paris, 2000; - Encontros com Poetas, Fundação Eugénio de Andrade, 2000; - Vozes e Olhares no Feminino, Porto 2001, Biblioteca Almeida Garrett, com Teolinda Gersão e Isabel Allegro de Magalhães, 2001; - 4º Encontro Internacional de Poetas, Coimbra, Biblioteca Joanina, 2001;

Coordenou e editou desde 1987, os magníficos CADERNOS DE POESIA –HÍFEN, com 13 números editados, na sua maioria temáticos, publicação de carácter inter-geracional, em que participam, com colaborações inéditas, grande parte dos poetas portugueses actuais, bem como poetas de outras línguas.

O trabalho poético de Inês Lourenço anda em torno do quotidiano. Pega num pormenor, num momento, num quase nada e acende-lhe o verso que o transforma numa luz maior.

2 comentários:

Maria disse...

Passeio-me por aqui descobrindo um passado que não conhecia...
Mas é conhecendo o passado que se caminha para o futuro, não é mesmo?

Obrigada, José Fanha
Um beijo

mariam [Maria Martins] disse...

alguns destes Homens e Mulheres das "letras" eu não conhecia... obrigada por divulgar...

bom fim-de-semana
deixo-lhe um pedacinho do "meu" mar
e um grande sorriso :)