sábado, 31 de maio de 2008

DESOBEDIÊNCIA COMO CIDADANIA

Volto ao livro de Laborinho Lúcio quando ele sublinha a posição de José Manuel Pureza ao bater-se pela "valorização da desobediência", e afirmando ser esse o "mandamento fundamental da educação para a cidadania democrática: educar para a desobediência crítica" (in, "Por um contrato Socio-Educativo Pela Cidadania, Qualidade e Avaliação da Educação, CNE, 2002)

Educar para a liberdade, digo eu agora, é também educar para o direito, ou seja, para a o direito à diferença e para o diálogo entre diferenças.

Isto implica que uma escola não possa ser um armazém de crianças e jovens a quem se ministram freneticamente uma vasta lista de saberes mas um espaço de crescimento mútuo e partilha. É aí que entra a arte e a criação como infraestrutura fundamental ao processo verdaeiramente educativo.

Para mais, vale a pena ler o livro todo. E reler. E pensar. E discuti-lo.

3 comentários:

dona tela disse...

Haja alegria por aqui também.

Tinta Azul disse...

Vim aqui ter por causa deste livro. Precisamente.
E valeu a pena.
.
Quanto ao livro não tenho dúvida que vale a pena lê-lo, relê-lo e discuti-lo.
Para que isso aconteça mais e mais é preciso divulgá-lo divulgá-lo divulgá-lo.
É com muito gosto que o faço e por isso fiquei satisfeita de o "ver" aqui tão bem tratado.
.
Voltando ao seu blog, posso adicioná-lo no meu?

José Corvo disse...

Ora aqui está um livro que eu nunca comprarei.