quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A VISITA DA CORNÉLIA

Em 1977, está agora a fazer 30 anos, eu tinha 26 anos e participei num concurso de televisão muito, muito popular. Chamava-se “A Visita da Cornélia”.

O concurso tinha sido inventado pelo Zé Fialho Gouveia e pelo Raul Solnado. E era tão popular que até tinha uma revista todas as semanas, a “Vacavisão”.

Cada concorrente tinha um par. O meu par era a minha amiga Alice Brito.

Cada par tinha de cumprir 10 provas. Algumas eram provas criativas como dança, teatro, quadra, texto sob um tema, canção. Essas provas eram pontuadas por um júri que era formado pelo Raul Calado, a Maria João Seixas, o Luís de Sttau Monteiro, a Maria Leonor e o Paulo Renato.

Havia outras provas que não eram criativas e não tinham de ser pontuadas pelo júri: como deitar bonecos a baixo com bolas de pano, responder a perguntas sobre um romance que era obrigatório ler com antecedência, descobrir diferenças entre dois desenhos aparentemente iguais, etc.

O concorrente mais bem pontuado ia para um podium e ali ficava semana após semana até que outros concorressem tivessem maior pontuação e os tirassem de lá. Fiquei 13 semanas no podium. Por isso toda a gente na rua me conhecia e vinha falar comigo. Eu era uma vedeta. Mas ser vedeta tem vantagens e desvantagens. Um dia destes conto o resto.

5 comentários:

Luda disse...

E antes houveram outras vacas.
A Vitória que morreu sem história e a Estrela que era a vaca da minha tia afastada que dava leite cheio de nata por cima.
Agora também há umas vacas mas das sagradas, não tugem nem mugem mesmo quando picadas mas dão coices potentes.
Adieu, Zé.

Luda disse...

Diz a minha amiga Mena que devia ter escrito "E antes houve".
Oh Zé! Emende, está bem?

Anabela Quelhas disse...

Passei por aqui, vi a porta aberta, cheirou-me a livros e a escrita feita ao lado da régua e do esquadro e descaradamente entrei.
Se me permite vou adicioná-lo aos links dos meus blogs, para não me esquecer de vir aqui mais vezes.
A propósito de bibliotecas, convido-o a visitar um projecto que esta a nascer, ainda não tem dois meses:
http://culturalmentemja.blogspot.com/

Um abraço

glb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
glb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.