sábado, 16 de fevereiro de 2008

LEGENDAS

Ensinar a ver cinema pode ser uma actividade importante no sentido de promover formas de consumo cultural que fujam ao pronto a mastigar e deitar fora.

Ganhar o gosto pela leitura completa-se e existe num conjunto de prátcas de leitura que incluem ver cinema, ouvir música, visitar arquitecturas, apreciar obras de artes plásticas, confrontar-se com o teatro, voar na dança, etc, etc.

Cinema, proponho-o aos meus alunos sempre que posso.

Esta aconteceu comigo.

Um aluno do 8º ano a ver a comédia "Vigaristas de Bairro" de Woody Allen:

“Ó setôr… O que é que ele vai a fazer agora?”

“Não estás a ler as legendas?”

“Não tenho paciência!”

Fiquei na dúvida... Será que o aluno não tinha paciência ou não tinha competência para ler rapidamente as legendas? Ou uma das coisas era resultado da outra?

Parece-me que também por aqui anda a iliteracia escondida com rabo de fora.

1 comentário:

mcm disse...

há pessoas que passam por este mundo sem dele terem tido a mínima ideia... é tudo colado no vento.

não importa ler as legendas, mas sim a possibilidade interpretativa.

como interpretar sem referências?

saudações!