terça-feira, 15 de julho de 2008

TERESA RITA LOPES (1937)




Teresa Rita Lopes

Nasceu em Faro. Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Viveu 13 anos em Paris onde foi professora na Sorbonne e defendeu a tese de doutoramento "Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création". É Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa. Ensaísta, ficcionista, dramaturga e poeta.

É um dos maiores especialistas contemporâneos em Fernando Pessoa. Tem centrado o seu trabalho académico na obra deste poeta e dedica-se especialmente à divulgação da parte inédita da sua obra.

Pessoalmente tenho uma grande ternura pela sua poesia que se situa do lado luminoso da literatura. A qualidade não tem que ser sinónimo de obscuridade. Por isso é tão importante que a poesia dos poetas claros e solares como Teresa Rita Lopes não fique sempre fora de moda (ou das modas).

3 comentários:

Maria disse...

Não conheci, de todo.
Por isso acho este teu trabalho de divulgação de poetas tão importante...

Beijos

samuel disse...

Olá blog!

Abraço

Júlio Pêgo disse...

Teresa Rita Lopes, para além duma entusiasta de Fernando Pessoa, fez uma excelente apresentação do 1º Romance de José Matos Guita "Uma Família Algarvia"( Quadros de um viver antigo)em julho 2005, no Colégio Militar.