segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

MAIS POESIA



"O AMANTE JAPONÊS", ARMANDO SILVA CARVALHO

Poeta excepcional com uma poesia forte, por vezes rude mas complexa.

Há pouco menos de anos que tenho como imprescíndivel.




"O PROBLEMA DE SER NORTE", FILIPA LEAL

Uma das vozes jovens da poesia portuguesa que me fez parar e pensar: aqui há gente!

Muito bom o sentido de humor e a bela construção do verso a revelar uma cuidada oficina da escrita que está ausente em muita da poesia jovem.

Tenho curiosidade em ler mais. Porque isto das artes é como correr a maratona. É preciso ver quem é que chega ao fium dos 42 kilómetros. Assim a Filipa Leal continue.



"QUARTETO PARA AS PRÓXIMAS CHUVAS", JOÃO RUI DE SOUSA

Grande senhor da nossa poesia. Vem da resistência. Nunca se pôs em bicos de pés e é um grande oficial da arte da escrita. Um prazer lê-lo e relê-lo porque é daqueles casos em que a musicalidade do verso não resulta de facilidades. Uma prova de que é possível a rima a par com a complexidade.



"O ESPÍRITO DO LUGAR", ORFEU B.

Cientista e professor universitário no IST de Lisboa.

Livro muito intenso, inspirador, invulgar na sua concepção onde se misturam poesia e prosa para circular em torno da análise do horror e da barbárie que se concretizaram no holocausto.

Merece ser lido em voz alta como se de uma partitura musical se tratasse. Um caminho invulgar e de grande qualidade entre a poesia que se publica em língua portuguesa.

1 comentário:

samuel disse...

Pois... mas reparei que por azelhice, ainda não tinha pendurados o "queridas bibliotecas" na lapela do "cantigueiro". Já está!

Belo trabalho este que fazes...

Abraço