sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU



Cá vai mais um livrinho.

Diverti-me muito a inventar uma família de pássaros Bisnaus, uns verdadeiros javardolas, sem respeito por nada nem por ninguém, iguais a algumas famílias que todos conhecemos.

Foi uma história encomendada pela Biblioteca da Ericeira. Com a magnífica colaboração da Maria João Gromicho que fazia e desfazia uma tapeçaria enquanto eu contava, nasceu esta história em que os Bisnaus vão à praia e dão cabo do mar.

A adesão de miúdos e professores foi tão grande que resolvemos passar a história a livro. Chamou-se "O dia em que o mar desapareceu".

E o sucesso continuou. Muitas esclas pegaram no livro como material de trabalho.

Eu comecei a ficar apaixonado por estes heróis ao contrário que só fazem esneiras. Avancei com "O dia em que a mata ardeu", em que os Bisnaus foram fazer um piquenique e, claro, tanta porcaria fizeram qie pegaram fogo à mata.

Chegamos ao terceiro que é hoje apresentado ao público no Grande Colégio da Póvoa de Varzim.

Desta vez, os pássaros Bisnaus comem desalmadamente, desequilibradamente, excessivamente e acabam por adoecer.

Eu e os meninos divirtimo-nos imenso com estes miseráveis passarocos. E, já agora, vamos reflectindo sobre questões fundamentais como é, neste caso, a da alimentação saudável e regrada.

A Maria João Gromicho criou uma forma de ilustração muito forte e com um estilo que constitui o ambiente perfeito para as anti-aventuras destes anti-heróis.

2 comentários:

Maria disse...

Também me delicio com os teus livros para crianças...
Este é mais um que vou buscar a uma qualquer livraria perto de mim.

Beijos

EB1 Abela disse...

Parabéns pelo seu novo trabalho e por todos os outros com que nos tem deliciado!
Continuo a lê-los e relê-los com os meus alunos. Espero por si novamente em santiago do cacém.
um abraço amigo

Ana Abelho