domingo, 22 de novembro de 2009

PATXI ANDIÓN



(O Patxi Andión há uns anos atrás)


Quando os anos se acumulam, há memórias que nos chegam do passado e que nos deixam dúvidas. Será que o que recordamos aconteceu mesmo? E aconteceu da maneira como nos regressa do longe no tempo, ou a distância alterou os contornos das pessoas e dos acontecimentos?

Vem isto a proósito do Patxi Andion. Cruzei-me com ele em palcos de alguns espectáculos em finais dos anos 70, inícios de 80, quando os nossos companheiros espanhóis, ainda debaixo da ditadura franquista, vinham beber os ares de liberdade do 25 de Abril e traziam as suas canções, o seu riso luminoso, o seu abraço.

Recordo especialmente um grande espectáculo no Pavilhão de Cascais em que falámos muito, trocámos alegrias,e guardei para sempre uma amizade enorme pelo Patxi, pelo seu calor humano, além da admiração pelo excepcional artista que é.

Ele voltou a estar cá em 2007 para cantar no Coliseu na grande festa comemorativa do 25 de Abril. Também lá estive e desencontrámo-nos.

De repente, há dias, aparece-me o Patxi no Facebook. Trocámos umas mensagens e afinal percebi que a memória não me tinha enganado. A mesma alegria, o mesmo abraço, o mesmo companheirismo, a mesma forma de sonhar e de lutar com palavras pelo sonho.

Bem haja! E bem haja este mundo virtual que nos devolve amigos e memórias.

1 comentário:

Maria disse...

E voltou ao S. Jorge já este ano, e o concerto foi memorável...

Beijos