domingo, 13 de dezembro de 2009

ESTE FACHO É OUTRO FACHO

Teria de ser assim. Fachos há muitos. Como contei aqui, estive na EBI do Facho,Vila Chã, Mindelo (o do desembarque liberal do séc. XIX), concelho de Vila do Conde.

Brinquei com a palavra Facho. Lembra outros tempos, lá isso lembra. Outros tempos e outras gentes.

A professora Teresa Queirós Viana enviou-me a explicação da origem deste facho. Está relacionado com o facto de neste sítio, em tempos idos, ter sido hábito fazer fogueiras que serviam de farol, alertando os barcos para proximidade da costa.

Agradeço á Teresa e aproveito para divulgar o seu belo blog. Há gente por este país fora a dar notícias da vida, das terra, de si própria, em dezenas ou centenas de blogs que merecem ser conhecidos.

Escrever é uma forma fantástica de resistência contra esta sociedade que nos banaliza, que nos espreme de identidade, de pátria, de palavras, que nos rouba da promessa de gente que somos, para nos reduzir a pequenos hamburguers sem passado nem futuro.

Já agora aproveitei para "roubar" ao blog um desenho de um dos seus meninos e um textinho da Luísa Dacosta.

Obrigado, Teresa.

http://buziodovento.blogspot.com/



Praia de Vila Chã com gaivotas,praia, barco, areia, meninos e tudo... (desenho do Alexandre, 5 anos)

O MAR TEM JARDINS...

- É o que lhe digo. O mar tem jardins...Jardins, cheios de búzios, corais e concheiros...A areia é lá tão fina como o pó do oiro. As árvores são maores que pinheiros velhos e os peixes andam de galho em galho, como aqui os pássaros. Como sei? Ora sei, porque sei. Há coisas que a gente sabe com o coração, sem precisar de as ver. (..)

Luísa Dacosta, A-Ver-O-Mar,Crónicas

Sem comentários: