segunda-feira, 9 de agosto de 2010

NA PAZ DOS ANJOS

Escrevi muitos programas e séries para televisão de que me orgulho. "Zarabadim", "Crianças SOS", "Docas", a adaptação de "Ana e os Sete", 6 anos de colaboração e centenas de sketchs para a "Rua Sésamo", 114 vepisódios de "Nós os Ricos", série original do Mário Zambujal, etc, etc, etc.

"NA PAZ DOS ANJOS" foi a minha primeira telenovela. Escrita com a colaboração do Jorge Paixão da Costa. Uma das grandes aventuras da minha vida.

Foi para o ar em 1994. Os horários mudavam constantemente. Poucas pessoas conheço que a tenham seguido na época. Depois passou inúmeras vezes na RTP Internacional e na RTP Memória. A cada repetição tenho recebido testemunhos de um enorme sucesso em locais inesperados por esse mundo fora onde os portugueses façam da televisão um laço com a sua pátria e a sua língua, Angola, Rússia, Suiça, Estados Unidos, sei lá que mais.

Alguns críticos, dos muito conceituados e tudo, disseram em 1994 cobras e lagartos de "Na Paz dos Anjos" (eu guardo os recortes).

Hoje, muita gente, (o Nicolau Breyner, por exemplo) considera-a como a melhor e mais bem escrita telenovela de sempre.

A história era muito divertida, achava-o eu então e hoje ainda com mais convicção. O elenco era de luxo. João Perry, Guida Maria, Rui Mendes, Manuel Cavaco, Sofia Alves, Florbela Queirós, Isabel Medina, Vítor Norte, Diogo Infante, Ricardo Carriço, Cucha Cavalheiro... Faltarão alguns aqui por certo. Que me perdoem a falta de memória.

Otros, queridos amigos, já desaparareceram infelizmente: José Gomes, António Assunção, Varela Silva, Armando Cortez, Filipe Ferrer.

Ainda me rebolo de gozo a lembrar figuras como o D. Fernandinho, pelo Luís Aleluia, a sra. Condessa pela Fernanda Borsatti, o padre pelo Zé Pedro Gomes, o industrial de comida para cão pelo António Montês.

Telefonou-me a minha amiga Celeste, benfiquista dos sete costados, a avisar que "Na Paz dos Anjos" tinha começado a ir de novo para o ar na RTP Memória a partir de domingo. Ela também pertenceu à equipa. E diz que voltou a desmanchar-se a rir.

Quem puder, veja. É por volta das 17h00, todos os dias. Julgo que quem puder deitar um olho não vai dar o tempo por mal empregue.

3 comentários:

soares disse...

querido amigo
grande novela e que saudades de tudo,grandes textos, óptimo ambiente de trabalho e o melhor elenco de sempre. também me diverti tanto a fazer como a rever este grande trabalho teu. obrigada por teres apostado em mim, era uma miúda vinda da maquina de sonhos da banqueira do povo e caí de para quedas na tua novela. mt obrigada por me dares o prazer de fazer a Dora Maria.a celeste é uma grande profissional e ser humano, concordo com ela e o nico. a critica é o publico e esse é consensual, a Paz dos Anjos foi a melhor novela.eu amei.
bj com saudades
tua Dora Maria
Sofia

goncalo disse...

Uma novela com N grande. Divertida, leve, ligeira e interessante. Ver e rever é uma delícia, um óptimo inicio de tarde para os fins de semana... Podia partilhar alguns dos guiões aqui para recordarmos e vivermos de novo este produto que merece ser reposto.

ana disse...

eu gostava tanto do Zarabadim! Era com a Angela Pinto, não era?