segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ERA UMA VEZ A REPÚBLICA



Acaba de sair. Levou tempo mas aí está. Ainda quente.

Foi dos desafios a que mais gosto me deu responder. Tratava-se de fazer um livro sobre a República que embora não se destinasse a uma idade específica, procurasse ser um livro agradável e útil para meninos e jovens desde os 8 anos até ao 3º Ciclo.

Procurei contar a História como se conta uma estória. Por isso tive de começar por dizer: ERA UMA VEZ A REPÚBLICA".

Quando comecei perguntei a mim mesmo se todos sabemos o que é uma República? Qual é a diferença entre a República e a Monarquia? E o MAPA COR-DE-ROSA, quem o desenhou? Como é que nasceu o hino nacional? Como é que se escolheu a nova bandeira portuguesa? Quem é que era eleito para o Parlamento? O que é a Maçonaria? E a Carbonária? Porque é que assassinaram o Rei D. Carlos? Quem foi Afonso Costa? Porque é que chamavam o Presidente-rei a Sidónio Pais?

São muitas as perguntas que nos vêm a boca quando falamos do 5 de Outubro de 1910. E foi à procura de respostas simples e claras a essas perguntas que meti mãos à obra e comecei a escrevi este livro.

O pai da ideia foi o PEDRO REISINHO, editor da Gailivro. As ilustrações são do ALEX GOZBLAU e a concepção gráfica e design do JORGE SILVA.

O resultado é um mimo. Espero que seja agradável e instrutivo. Um bom instrumento para todos conhecermos melhor o que foi esse momento tão importante da nossa História recente.

Sem comentários: