quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ABIÚL



Abiúl, freguesia do Concelho de Pombal. Nunca tinha ouvido falar desta terra e logo o nome invulgar e de origem árabe me chamou a curiosidade.

Abiúl é uma terra antiga, com foral e história vasta até ter perdido a sede do Concelho para Pombal e entrar numa certa decadência a partir de inícios do século XIX.

São por vezes interessantíssimas as histórias dos pequenos recantos do nosso país como é o caso de Abiúl. Vale muito a pena conhecer a sua história que pode ser consultada no site da Junta de Freguesia.

Fui recebido com invulgar gentileza, interesse e empenho de professoras, meninos e do prórpio presidente da Junda de Freguesia que fez questão de assistir às sessões na Escola e de me acompanhar em todo o tempo que estive em Abiúl.

Há autarcas assim mas são poucos os que dão valor ao crescimento cultural da sua população e à promoção do livro e da leitura. Às vezes não se dá por eles mas são estes que fazem o país evoluir.

2 comentários:

A TRuPe disse...

Seria possível deixar aqui a letra "Tóni" (do álbum Vagabundo do Mar, de Carlos Mendes)?
Procuro na net e não a encontro, e é de uma ironia surpreendente!
O verdadeiro Chico Esperto Português!
é possível encontrá-la em algum lado?

Manuela Caeiro disse...

Nunca tinha ouvido falar de Abiúl, a não ser agora aqui.
O José Fanha ser bem recebido, aí ou em qualquer outro lado, é de elementar justiça!... Assistir às suas sessões é um privilégio, digo-o por experiência própria. Estes autarcas foram recompensados! Com certeza!