terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DIA 19



No dia 19, dos meus 60 anos, a minha querida amiga Cristina Carvalho, filha do grande poeta António Gedeão publicou o extracto final do seu diário.

Tenho uma imensa admiração pelo poeta e a coincidência da data comoveu-me particularmente.

"‎...As minhas dores no estômago e nos intestinos continuam sem descanso e os médicos não descobrem o que tenho apesar de todo o seu saber, simpatia e generosidade. É preferível morrer. É neste estado que vos escrevo embora a minha letra, que aqui vêdes, não dê sinal de tantos males e de tão profundo abatimento. Fui sempre pessoa de grande coragem e espero conservá-la até ao último momento.
A todos os que me estimaram e, no extremo, me amaram, um longo adeus com os olhos tristes. Muito em particular para os meus mais íntimos. Deixo, neste vale, a minha mulher Natália, dois filhos (uma filha e um filho) e cinco netos (duas netas do filho, e uma neta e dois netos da filha). Todos me estimaram, e até me amaram muito, cada um com a sua capacidade de expressão.
E é tudo.

Chamo-me Rómulo e nasci no dia 24 de Novembro de 1906 com sete meses de gestação. Faleci em 19 de Fevereiro de 1997.

Adeus"

2 comentários:

tb disse...

Saudoso e lúcido!

Alfaomega disse...

Só grandes espíritos têm esta grandeza e simplicidade. Leonardo D/Avinci, por exemplo, fez a previsão do dia exacto da morte.Rómulo/Gedeão foi mestre na Ciência e na Poesia, um casamento que contraria a imagem habitual dos poetas "fora da realidade"...