domingo, 3 de outubro de 2010

MACHADO SANTOS



Faz hoje 100 anos que o chefe civil da revolução republicana em curso, o dr. Miguel Bombarda, foi assassinado por um doente.

Receando a reacção dos populares e dos militantes republicanos, o governo deu ordem para que os quarteis entrassem de prevenção.

Alguns dos chefes republicanos recearam avançar com o plano revolucionário.

Machado Santos, obcessivo, teimoso, resoluto, senhor de uma valentia invulgar, resolveu avançar quase que por sua conta e risco e por volta da uma da manhã do dia
4, com algumas dezenas dos seus carbonários, entrou no quartel de Infantaria 16 onde se lhe juntaram cerca de centena e meia de soldados, sargentos e dois ou três oficiais.

Sairam com 5 canhões. Pretendiam dirigir-se ao Palácio de Belém. No entanto, interceptados por uma força da Guarda Municipal fiel ao governo, dirigiram-se à Rotunda onde se instalaram e onde ficariam até à vitória da República no dia 5.

3 comentários:

Licínia Quitério disse...

Um meu avô, republicano dos sete costados, assistiu a muitas destas acções. Eu era muito pequenita, mas lembro-me de ele conversar sobre isto com o meu Pai. Claro que não entendia, mas alguma coisa ficou na memória, depois consolidada pelas lições do meu Pai. 100 anos é muito tempo, mas à medida que se envelhece parece que não é assim tanto.

Um beijo e....VIVA A REPÚBLICA!

Júlio Pêgo disse...

E viva a República! Saudemos o seu centenário, o ideário de que os homens nascem livres e iguais, num Portugal com muitos analfabetos mas com uma elite de recursos humanos esclarecidos e notáveis, numa Europa quase toda monárquica (excepção da França).
Nessa torrente de pensamento, bem como exemplo de ser dos primeiros paises mundiais a abolir a pena de morte, orgulho-me de ser Português.

samuel disse...

Estás um republicano militante... :-)))
Desejo que o lançamento do livro tenha sido tudo o que querias... e mereces.

Abraço.