sexta-feira, 1 de abril de 2011

JOÃO RUELLA



Foi-se embora o João!

Era arquitecto, tinha um bigode maior que o meu. Penteava-se com um descuido que eu lhe invejava. Era um grande senhor como já vai havendo muito poucos. Amável, culto, elegantemente desarrumado, com um sorriso que deixava uma ponta de sol no peito dos amigos com quem se cruzava.

O João pertencia a uma família notável. Os Ruella Ramos, proprietários de um jornal que atravessou com notável dignidade cerca de 70 anos do séc. XX.

O irmão, António Ruella Ramos, director durante anos do velho "DIÁRIO DE LISBOA", deixou-nos também há cerca de um ano. Fica a certeza de que quem quiser conhecer no seu dia-a-dia o século que passou tem de mergulhar nas páginas do velho "DL".



Em 1972, miúdo de 21 anos, desaguei na famosa "MOSCA", suplemento humorístico do DL onde eu assinava com o pseudónimo de Urbano Cidades. Aí conheci o Zé Cardoso Pires (o grande, talvez o maior romancista do séc. XX), o Luís Sttau Monteiro (grandíssimo escritor e autor das famosas redacções da Guidinha). Viríamos a tornar-nos amigos intensos. Cruzámo-nos na velha "VISITA DA CORNÉLIA" com o Assis Pacheco, mais uma vez, de quem recebia pelo Natal a poesia publicada em fascículos destinados apenas aos amigos e que só depois viria a ser conhecida na sua notável dimensão.

E no meio de gente notável conheci então, também, o João Ruella Ramos.

Cruzámo-nos ao acaso da vida. Muitas vezes em S. Pedro de Sintra. Unia-nos o curso de arquitectura, o bigode, a melena às três pancadas, o abraço e o gosto de conversar.

Agora resta apenas o abraço que um dia havemos de voltar a dar. Até lá, caro amigo, cuidado com as distracções. Não te enganes no caminho. Boa viagem.

3 comentários:

Maria disse...

Estão a ir (quase) todos... pelo menos muitos...

Abraço, triste.

Licínia Quitério disse...

Sei o que sentes. Há muito cheguei ao tempo de ver partir os amigos.
Apesar de tudo, aqui fica o meu abraço, pela Vida.

zmsantos disse...

As sementes vão germinar. Eu quero acreditar que vão...
~
Abraço.