segunda-feira, 25 de abril de 2011

VAI PENSAMENTO

O meu amigo Fernando Sousa enviou-me este vídeo explicando:

"Aconteceu no mês passado e foi um momento inesquecível.

Riccardo Muti acabara de reger o célebre coro dos escravos, Va pensiero, do terceiro acto de Nabucco, e o público do Teatro da Ópera de Roma, aplaudia incessantemente e bradava bis! (Cabe lembrar que, para além de sua intrínseca beleza, que é inexcedível, o VA PENSIERO foi também uma espécie de hino informal dos patriotas do Risorgimento e daí o enorme apelo emocional que preservou entre os italianos.)

Que faz, então, Ricardo Mutti? Volta-se para a plateia e, depois de recordar o significado patriótico do Va pensiero, pede ao público presente que o cante agora, com a orquestra e o coro do teatro, como manifestação de protesto patriótico contra a ameaça de morte contida nos planeados cortes do orçamento da Cultura."

Parece-me um bom exemplo para este nosso 25 de Abril num tempo tão deslavado e tão longe do grande pensamento. Um tempo em que muitos portugueses vão desgraçadamente ter de pagar as dívidas de alguns poucos.


1 comentário:

Madalena S. disse...

Meu querido José Fanha, que saudades de falar consigo.
Deixe-me agradecer-lhe por este video que aqui colocou. Garanto-lhe que o vi de lágrimas nos olhos. Felizmente. Há dias em que o entorpecimento em que nos obrigam a embarcar nestes tempos tão miseráveis quase nos limita a capacidade de sentir. E depois descobrimos que coisas como esta, ainda nos apertam a garganta e nos fazem pensar que tudo é possível.
Obrigada e até um dia destes.