segunda-feira, 2 de maio de 2011

REMÉDIOS DO RISO



Pela mão da dra. Margarida Carrolo, Ou, aliás, pelo sorriso feliz da dra. Maragarida Carrolo acompanhei durante uma manhã no Hospital da Cuf Descobertas a actuação dos DOUTORES PALHAÇOS do projecto REMÉDIOS DO RISO, que me levaram atrás deles desde a sala de espera das consultas para crianças, passando pela zona dos bébés prematuros até aos quartos de meninos internados.

Num dos quartos, foi delicioso assistir a um "jogo de ténis" entre os dois "doutores" que acabaram por envolver a mãe e puseram o menino internado com um imenso sorriso na boca.

Sempre sonhei ser um dia palhaço. Acho que lhes vou pedir para de vez em quando me juntar a eles. O que é que há de melhor do que levar umas gotas de felicidade e riso ao coração de quem sofre?



Foi uma festa. O dr.Nano Sirene e o dr. Pessoa começaram pela sala de espera. A princípio foi a surpresa de ver ali aparecer aqueles estranhos doutores que a pocuco e pouco fizeram abrir sorrisos e risos e acabaram por envolver pais e meninos nos seus divertidos jogos e brincadeiras.

Num dos quartos, foi delicioso assistir a um "jogo de ténis" entre os dois "doutores" que acabaram por levar a mãe a entrar no jogo e puseram o menino internado com um imenso sorriso na boca.

Sempre sonhei ser um dia palhaço. Acho que lhes vou pedir para de vez em quando me juntar a eles. O que é que há de melhor do que levar umas gotas de felicidade e riso ao coração de quem sofre?


Para informação:

"Remédios do Riso” é uma Associação Sem Fins Lucrativos que procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas, ajudando-as, e às suas familias a suportar melhor a sua estadia.

Antes de cada intervenção reunem-nos com os enfermeiros de serviço, que fornecem toda a informação necessária sobre o estado das crianças internadas, de forma afazer visitas personalizada.

As intervenções em cada quarto são únicas e individualizadas, à medida de cada criança e com o seu consentimento. Improvisações, canções, jogos de magia, mimos, marionetas e malabares, são algumas das técnicas usadas durante a visita. Os familiares, a equipa médica e o pessoal da limpeza também são chamados a participar.

As visitas realizam-se nas consultas externas, obstetrícia, neonatologia, urgências e internamentos.

E-mail geral@remediosdoriso.pt
Telefone 966569307 / 912656402
Site http://www.remediosdoriso.pt

Não pude deixar de me emocionar muito com o dr. Nano Sirene a tocar muito suavemente um pequeno kissanje (julgo que assim se chama o instrumento musical) junto um bébé prematuro. Até parecia que a sua respiração de tornava mais suave como se a música lhe desse a mão e dissesse: "Vem. A vida também tem gente boa e contigo pode ser melhor ainda."

1 comentário:

argumentonio disse...

prova-se que há gente boa e que a vida pode ser melhor!

prova-se que há quem faça por isso!!

prova-se que todos podemos fazer um pouco mais!!!

;_)))