quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE



Anda aí um concurso. Ideia minha em colaboração com o IAC.

Decorre entre 1 de fevereiro e 31 de maio.

O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem os Ensinos Básico, Secundário e Profissional, no ano letivo de 2011/2012. O projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2.º da Convenção Sobre os Direitos da Criança, apelando à criatividade das crianças e dos jovens.

São vários os objetivos que norteiam este concurso, como, por exemplo: Exprimir valores relativos à multiculturalidade e ao direito à diferença; Desenvolver a capacidade de interligação da imagem e da palavra; Adquirir técnicas básicas de construção de um guião para uma história contada por imagens.

Pretende-se que os grupos de alunos constituídos para o concurso desenvolvam projetos criativos com recurso ao telemóvel (fotografia e/ou filme), ilustrando a temática “Direito à Diferença - Eu Mais Tu”, partindo das seguintes orientações:

- 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Contar uma história através de 6 imagens, fotografias tiradas com telemóvel, unidas por um texto narrativo ou poético complementar.
Não se procura que o texto explique as imagens ou que as imagens ilustrem o texto, mas que se complementem e se iluminem.

- Ensino Secundário: Construir um percurso visual através de um pequeno filme acompanhado por palavras que o iluminem e tornem o seu sentido mais vasto e diverso, a partir de um guião previamente construído.

Para efeitos de uma melhor operacionalização da candidatura são definidos os seguintes escalões:

Escalão A - alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico;
Escalão B - alunos do 2.º do Ensino Básico;
Escalão C - alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico;
Escalão D - alunos do Ensino Secundário e Profissional.

Do regulamento constam todas as condições de apresentação das candidaturas.

Para consulta do regulamento e mais informações, aceder ao sítio do Instituto de Apoio à Criança - IAC.

1 comentário:

Florinda disse...

Concurso muito interessante! PARABÉNS!!!
Despertar para o "aproveitamento" do uso (constante) do telemóvel, orientando para finalidades mais formativas transforma-se numa estratégia subjacente, muito pedagógica...
Obrigada pela oportunidade! Vou tentar que os alunos da minha escola a "aproveitem".
Florinda Pacheco (S.M.A.)